Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, foi irônico ao comentar a recente declaração da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, quando disse que há muitas expressões racistas em uso atualmente e que o movimento negro está em alerta para isso.
“Hoje existem muitas palavras que a gente tem tentado comunicar de maneira bem tranquila que essa palavra é racista. Por exemplo, ‘denegrir’ é uma palavra que o movimento negro e as pessoas que têm letramento racial não usam, de forma nenhuma. E a gente escuta muito: ‘saímos desse buraco negro'”, disse a ministra.
Durante seu programa, o “Brasil Desvendado”, no canal do You Tube da última segunda-feira, 6/11, Ciro aproveitou para comentar a afirmação da ministra.
Assista ao vídeo:
“Eu que sou cosmólogo e astrônomo amador, vi uma ministra de Estado do Brasil dizendo que a expressão ‘buraco negro’ é racista. Irmão, nós estamos muito ferrados, ‘apartados em banda’. Ô cidadã, o buraco é negro por uma circunstância. A densidade é tão grande que a gravidade tende ao infinito. Drena tudo que está ao seu redor, inclusive e especialmente, a luz. O que não tem luz é escuro e o que é escuro é negro. Por isso é buraco negro. Em inglês, ‘black hole’. Tome tenência, cidadã”, disse Ciro em tom professoral.
Ciro aproveitou para alfinetar a gestão do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por quem tem grande mágoa em decorrência das eleições de 2018. Candidato à Presidência, Ciro Gomes costurava uma aliança com o PSB, mas um acordo do partido com o PT frustrou seus planos.
“Já não chega a esculhambação de pegar o avião da FAB, se exibir, descer no estádio, dar uma carteirada para entrar no jogo e a principal assessora chamar uma torcida de um time de ‘pauliste’, ‘fasciste’ e tal. Isso é a cara do PT! Deixa a economia na mão da ‘banqueirada’, o orçamento na mão da esculhambação da propina, do suborno, do centrão. O Lula vai passear para tentar ganhar o prêmio Nobel da Paz, conversando fiado e fazendo ridículo, e essa turma fazendo esse tipo de coisa. Nós estamos ferrados mesmo”, reclamou.






