Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capivara “Filó”, conhecida na internet em vídeos com seu tutor Agenor Tupinambá, foi atingida por um remo enquanto pastava em um campo no município de Autazes, a 113 quilômetros a sudeste de Manaus.
O tutor do animal denunciou, neste domingo, 27/10, que um homem não identificado tentou matar o animal na fazenda onde vivem o influenciador e a capivara. Segundo Agenor, Filó ficou com um pequeno machucado e será atendida por veterinários.
Leia também: ‘Repiquete’ faz Rio Negro descer 21 cm em quatro dias em Manaus
“Hoje, passaram uma canoa com uma mulher e um homem dentro. O cara viu, voltou na canoa, encostou na beira e foi até ela. Chegando lá, ele pegou o remo e deu uma cacetada na cabeça dela, só que meu pai viu e gritou. O cara parou e foi embora”, relatou o influencer.
Disputa judicial
O influenciador digital Agenor Tupinambá viralizou nas redes sociais ao mostrar a rotina com a capivara Filó e outros animais silvestres com os quais convivia em Autazes, município do interior do Amazonas.
O animal, que já foi alvo de uma disputa judicial, vive livremente na propriedade da família do influenciador. Agenor chegou a ser multado em R$ 17 mil pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amaoznas (Ibama) e obrigado a entregar a capivara ao órgão.
Após intensa repercussão, a Justiça Federal decidiu que Filó poderia voltar ao seu habitat natural onde vivia na fazenda de Agenor, onde continua sob supervisão e cuidados da família.












