Lauris Rocha – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) -O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, rebateu nesta terça-feira, 1º/7, as acusações feitas pelo presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, sobre supostas irregularidades na escolha dos jurados do 58º Festival Folclórico.
“Tenho certeza que a coletiva e as acusações foram precipitadas. Em nenhum momento o Caprichoso me procurou para tirar dúvidas. Depois dessa coletiva, acredito que eles vão rever a posição”, disse o prefeito, ao lado da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, em coletiva realizada na sede da Prefeitura.
Assayag afirmou que os dois bois participaram da seleção dos jurados, analisando currículos e documentos antes do sorteio. Ele também anunciou que, a partir de agosto, a Prefeitura vai propor mudanças no regulamento do festival e no modelo de escolha da comissão julgadora.
Vazamento e novo sorteio
O prefeito confirmou que o primeiro sorteio da comissão foi anulado após o vazamento da lista dos jurados. Segundo ele, a decisão foi tomada para preservar a credibilidade do festival.
“Recebi a confirmação do vazamento no sábado, 22/6, e isso me destruiu. No domingo tomamos a decisão de fazer um novo sorteio. Os nomes estavam contaminados”, explicou.
O novo sorteio foi realizado com acompanhamento do Ministério Público e do juiz Marcelo Vieira, mantendo os vetos feitos pelas agremiações e seguindo o edital.
“A medida foi necessária para dar transparência e segurança ao festival”, concluiu o prefeito.
Sigilo
A partir deste novo sorteio, o prefeito de Parintins cuidou pessoalmente do assunto. “Fiquei com a nova lista, liguei para cada jurado sorteado e fiz a compra das passagens no meu cartão de crédito, que até fez algumas restrições pela compra de tantas passagens. Lembro que o presidente Rossy me ligou preocupado com a compra das passagens dos jurados, eu disse para ele ficar tranquilo. Fiz a reserva dos jurados puxando pra mim a responsabilidade por não saber de onde estava vindo a ameaça”, explicou.
Mateus Assayag disse que o responsável por buscar os jurados só soube duas horas antes o nome de quem deveria pegar no aeroporto.






