Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A forte chuva que caiu na capital, neste sábado, 1º de junho, rendeu cenas inusitadas registradas por moradores de diversos bairros. Em um vídeo, um rapaz brinca com a situação. “Acharam um corpo [boiando]”, grita um vizinho, enquanto um homem deslizava pela correnteza d´água junto com o lixo que se formou na rua.
Em outro vídeo, na rua Magalhães Barata, bairro São Lázaro, na zona Sul da capital, os moradores pedem para o governador do estado ir ao local. “A bronca era com ele”, diz um homem mostrando a situação.
Leia mais: Chuvas alagam ruas do Centro de Manaus nesta segunda-feira, 27
Apesar da brincadeira, a interação do corpo humano com a água suja pode gerar doenças para as pessoas, como infecção humana, que pode ser resultante da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos são alguns sintomas. Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte.
Dessa forma, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS também recebeu registros de alagações em outros pontos da cidade, entre eles: a rua Marechal Deodoro e na rua Lobo D’Almada, no Centro da cidade.
Caos no centro em dia de chuva
No Instagram, diversos internautas não pouparam criticas e deixaram mensagens queixando-se da infraestrutura precária em Manaus.
“O centro é um caos em dias de chuva e há alagamentos em diversas ruas. Os órgãos responsáveis não fazem nada”, disse um internauta. “Viu que vai chover, não vá ao centro! certeza de alagamento! O que me espanta é que toda a rede pluvial, que dá vazão às águas das chuvas, datam de mais de 100 anos. Até quando prefeitura e governo vão ficar de braços cruzados, esperando uma tragédia ocorrer? Toda a área central da cidade (Eduardo Ribeiro, Getúlio Vargas, Sete de Setembro e Joaquim Nabuco) são logradouros oriundos de aterramento de igarapés! A natureza um dia vai cobrar o espaço que lhe fora tomado e oremos para estarmos preparados”, lamentou outro.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, as Estações Pluviométricas no Amazonas registraram neste sábado, 1º de junho, acumulado de precipitação acima de 30 milímetros nas últimas 6 horas: Na capital, o bairro Mauazinho, na zona Leste teve 35.58 mm, seguido do município de Nova Olinda do Norte (30 mm), a 134 quilômetros de Manaus.