Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O influenciador conhecido como “Vegano Careca”, famoso por produzir vídeos sobre dicas ecológicas e jardinagem, surgiu em suas redes sociais experimentando frutas amazônicas durante uma recente visita ao estado do Amazonas.
Em um vídeo educativo publicado no Instagram, o criador de conteúdo destacou que apenas duas das dez frutas mais consumidas no Brasil são nativas e apresentou às suas seguidores cinco frutas regionais pelas quais se apaixonou.
“Sabia que só duas das dez frutas mais consumidas no Brasil são nativas? Eu tô no Amazonas e quero te mostrar cinco frutas nativas da Amazônia que eu fiquei apaixonado. O tucumã é muito gostoso, cremosinho na boca, nem doce nem amargo, acho que combina demais com tapioca”, disse.
No vídeo, o influenciador também prova açaí, ingá-de-metro, buriti e castanha-do-Brasil, descrevendo os sabores e comparando-os com frutas conhecidas em todo o país, como café, coco e até mesmo com queijo e algodão-doce.
“Esses açaís tipo sorvetão que a gente compra por aí têm só 8% de polpa da fruta. É a mesma história do café sem açúcar: é amargo, mas tem aquele sabor gostoso. O ingá-de-metro é ótimo pra quando você quer um docinho depois do almoço, juro que tem gosto de algodão-doce. A castanha-do-Brasil tem um gosto mais fresco, cremoso, lembra até coco. Já o buriti é uma delícia, mas dá muito trabalho pra descascar e tem pouca polpa. Pra mim, tem aquele azedinho que lembra queijo”, descreveu.
Ao final da publicação, o Vegano Careca ressaltou que o objetivo do vídeo é estimular a curiosidade e o consumo consciente das frutas nativas da Amazônia.
“Espero que isso te inspire a conhecer mais das frutas nativas. Espalhe os caroços por aí! Vocês têm uma riqueza que não dá nem pra estimar o valor”, concluiu.











