Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “O Teatro Amazonas figura hoje como o principal palco da cidade, com certeza, pois ele tem um grande valor histórico para a cidade de Manaus e se conecta com o imaginário e a memória do amazonense”, assim foi definido o principal salão de espetáculos do Norte do Brasil, pelo monitor cultural Samir Torres.
O Dia Nacional do Teatro, comemorado nesta quinta-feira, 19 de setembro, é uma iniciativa que busca valorizar essa arte milenar que é uma das melhores formas de interação entre atores, atrizes e o público, seja para o infantil ou adulto.
Leia mais: Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial pela Unesco
Todo artista, seja do segmento teatral ou de outras modalidades, precisa de um palco para se apresentar. Em Manaus, o mais conhecido e aclamado é o do Teatro Amazonas. O principal símbolo cultural e arquitetônico do estado está localizado no Largo de São Sebastião, no Centro da capital.
O espaço mantem viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS visitou o Teatro Amazonas, e conversou com pessoas que compreendem o papel do local, que surpreende e encanta pela imponência.
“O teatro é multicultural. Grande parte dos espetáculos são gratuitos, então a principal ideia hoje é a ressignificação de um espaço que foi utilizado por uma elite cem anos atrás e que hoje a gente pode utilizar, tendo aqui diferentes expressões artísticas”, ressaltou o monitor cultural Samir Torres.
Sonho à vista
Uma cena chamou a atenção quando a equipe do riosdenoticias.com.br estava prestes a deixar o Teatro Amazonas. O estudante Keven Lucas, de 17 anos, tocava no piano que fica no hall de entrada do espaço cultural, emocionando os visitantes presentes.
“Eu sou pianista desde os 11 anos. O piano teve uma grande influência em quem eu sou hoje. As oportunidades são muito poucas e isso acaba desanimando muito, mas eu pretendo nunca largar o piano, porque nas situações difíceis a música é capaz de mudar sua vida e seu pensamento. Ela pode te abraçar”, destacou o pianista.
Ele conta que tem o sonho de se tornar muito em breve um músico profissional. O pianista, que tem seu piano com alguns defeitos que serão concertados em breve, aproveita a oportunidade para se reunir com seus amigos e tocar o instrumento presente no salão do teatro.
“Eu já vim outras vezes tocar no piano com meus amigos. Eu sempre gosto muito de vir aqui porquê é um monumento histórico de Manaus e tocar em um piano daqui tem um grande valor. Apesar de que no palco eu nunca toquei, e é o sonho de qualquer pianista tocar naquele palco. Eu quero um dia estar ali”, comentou Keven Lucas.
Visite e aproveite
O Teatro Amazonas funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Para visitação, a entrada é de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Amazonenses, PCDs e crianças de 0 a 10 anos não pagam mediante comprovação com documento.
Tem direito a meia entrada: estudantes (carteirinha válida), professores, idosos a partir de 60 anos, doadores de sangue, profissionais da área de saúde e militares, todos mediante comprovação.
“A função da casa é: você que está em Manaus de passagem ou morando, venha a um espetáculo no Teatro Amazonas que com certeza vai haver algum gênero artístico que vai te interessar. Essa pluralidade de vozes, de cultura e de formas de espetáculo é também uma das grandes características da casa”, convidou Samir Torres.