Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A linha de ônibus 640 foi palco de um novo episódio de violência: dois homens, fingindo ser passageiros, assaltaram o veículo à mão armada na noite de terça-feira, 30/4. Um dos suspeitos foi espancado e morreu, o outro conseguiu fugir.
Relatos dos passageiros indicam que os suspeitos embarcaram no ônibus no Terminal 3, localizado no bairro Cidade Nova. Na Avenida Noel Nutels, a dupla anunciou o assalto, com uma arma falsa e uma faca.
Próximo a uma parada de ônibus, um passageiro reagiu, momento em que um dos assaltantes conseguiu fugir, saltando do ônibus em movimento. O segundo, que estava com os pertences roubados, não conseguiu escapar e foi capturado pela população, que o espancou.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os passageiros espancam um dos suspeitos. Nas imagens, um dos passageiros relata o ocorrido.
“Assalto a ônibus aqui na Noel Nutels, próximo da bola do SOS. Pegaram o ladrão. A moça alí tá passando mal. Tá desmaiada”, relata.
Logo em seguida, a câmera mostra a multidão aglomerada ao redor do suspeito, que está sendo agredido, enquanto outros incentivam a violência com gritos.
Segundo informações da Polícia Militar, ao chegarem ao local, os policiais constataram que o homem já estava morto. A ocorrência foi atendida pela equipe da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que imediatamente acionou o Instituto Médico Legal (IML), a perícia e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que investiga o caso.
O outro suspeito envolvido no assalto ainda está sendo procurado pela polícia.
O ‘preferido’ dos assaltantes
A preocupação com a segurança nos transportes públicos de Manaus continua alta, com uma série de ocorrências que se tornaram rotineiras. Nos dois primeiros meses de 2024, a capital registrou 157 assaltos a ônibus.
Em um levantamento realizado pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, constatou-se que, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), as linhas 560, 640 e 652 são os principais alvos dos criminosos.
Saiba mais: Com 157 assaltos em ônibus neste ano, saiba qual o ‘preferido’ dos criminosos
Apenas no dia 22 de abril, a linha 640 enfrentou quatro assaltos ao longo do dia.
De acordo com dados do Sinetram, nos primeiros três meses de 2024, foram reportados 235 assaltos em ônibus, resultando em um prejuízo financeiro estimado em mais de R$ 26 mil.
Em 2023, a empresa de coletivos mais afetada foi a Integração Transportes, com 661 registros. Em segundo lugar, a Vegas Transportes foi alvo de 263 assaltos. Em terceiro, a Viação São Pedro foi assaltada 199 vezes. Essas empresas atendem principalmente as zonas Norte e Leste de Manaus.