Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um visitante denunciou, por meio das redes sociais, uma cobrança irregular de R$ 20 para estacionar dentro do Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus. O caso teria ocorrido no último fim de semana.
De acordo com o denunciante, ele foi impedido de entrar no local após se recusar a pagar o valor exigido. Em vídeo publicado nas redes sociais, o visitante mostra um trabalhador particular que o barrou na entrada.
“O seu veículo aqui não está autorizado a entrar”, afirma o homem nas imagens.
Leia também: Amazonas sob domínio das facções: estado é estratégico para o tráfico internacional de drogas, aponta relatório
O visitante relatou que, ao não encontrar uma área de estacionamento no entorno, tentou acessar o espaço interno do CSU. No entanto, foi abordado por um suposto segurança que informou que o estacionamento só seria permitido mediante pagamento de R$ 20.
“Informei que não aceitaria pagar por um local público e que daria a volta para sair, como fiz. Mas, quando entrei, comecei a gravar, e foi aí que o cara desceu pra reclamar”, contou o denunciante.
O vídeo gerou repercussão nas redes sociais, com internautas criticando a cobrança em um espaço público.
Repercussão
Um internauta comentou que sempre enfrenta dificuldades para estacionar na região e que é comum a atuação de flanelinhas em áreas públicas.
“Toda vez que vou ao Centro, tenho que deixar o carro longe. É um direito do cidadão estacionar em um local público sem cobranças indevidas”, afirmou.
Outra moradora da comunidade Morada do Sol disse que há necessidade de fiscalização no entorno do CSU. “Eles colocam cones nas calçadas e dominam as ruas. Não tem como estacionar perto sem pagar nada pra eles”, denunciou.
Uma terceira internauta relatou situação semelhante: “Fui ao local pra lazer e fui surpreendida com a cobrança. Tentei estacionar na rua próxima, mas era área proibida. Quem fiscaliza? Quem fala por nós? Se você se recusa a pagar, correm o risco de furar o pneu ou arranhar o carro. Absurdo”.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apenas os órgãos de trânsito municipais podem regulamentar e fiscalizar o uso das vias públicas para estacionamento. A cobrança não autorizada é considerada ilegal.
Posicionamento
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para obter esclarecimentos sobre o caso, mas ainda não recebeu retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.











