Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um servidor público da Prefeitura do município de Borba, a 151 quilômetros de Manaus, identificado como Patrick dos Santos Torres, de 28 anos, que trabalhava no posto de atendimento da previdência social, foi preso na sexta-feira, 20/9, suspeito de estelionato.
Ele usava os dados das vítimas para abrir contas digitais e contratar empréstimos indevidos.
Segundo informações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Patrick trabalhava há cerca de seis anos em um posto do município “INSS Digital”, onde prestava serviços à população, auxiliando idosos a solicitar benefícios. No entanto, ele aproveitava os dados das vítimas para aplicar golpes.
“Ele era servidor da Prefeitura e trabalhava no ‘INSS Digital’. Usando os documentos das vítimas, ele criava contas em bancos digitais e realizava empréstimos em nome dessas pessoas. Posteriormente, transferia o dinheiro das contas falsas para a conta da esposa”, afirmou o delegado Jorge Arcanjo.
Leia mais: Homem é encontrado morto após tiroteio no bairro Compensa, em Manaus
O delegado ressaltou que a esposa de Patrick não tinha conhecimento dos golpes, mas as investigações continuam para identificar todas as vítimas e verificar se outras pessoas estão envolvidas.
“Precisamos entender a extensão desse crime, considerando que ele trabalhou lá por seis anos. Inúmeras pessoas foram enganadas, e mais de cinco vítimas já foram identificadas. As contas fraudulentas podem ter sido usadas em nome dos filhos, de esposa e pessoas que não estão no estado”, disse o delegado.
As investigações apontam que Patrick continuava enganando os idosos, que ao perceberem descontos indevidos em seus benefícios, procuravam o servidor, que era visto como “uma pessoa de confiança”, e ele afirmava que era algo normal. Um idoso de 65 anos procurou a polícia após identificar dois descontos, um de R$ 3.000 e outro de R$ 700.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, celulares e computadores. Patrick segue à disposição da Justiça e deve responder por estelionato.