Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Semana Santa é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis da Igreja Católica em todo o país. O Domingo de Ramos, 2/4, deu inicio à celebração, a qual vai se estender até o dia 9 de abril. Em Manaus, missas e outros eventos religiosos devem reunir milhares de pessoas.
Conforme o padre Felipe Bauziere, salesiano de Dom Bosco, a Semana Santa é o momento quando é celebrado o essencial da fé católica: Jesus, o filho de Deus e de Maria. “Ele deu sua vida por nós, e entregou sua vida até a cruz. Morreu por amor, e entregou toda sua vida e toda sua confiança a Deus, por nós para nossa redenção e para nossa salvação, dando sua vida e nos perdoando”, disse o padre.
Ele também destacou que há na Semana Santa uma relação com a eucaristia, momento em que Jesus deu sua vida à população. “Semana Santa que desemboca da morte para a vida, a ressurreição”.
Durante a Semana Santa, de acordo com padre Felipe, há o Tríduo Pascal, que perpassa três celebrações. A primeira começa na quinta-feira com a missa do Lava-Pé e da Ceia, depois vem a celebração da Sexta-Feira Santa, momento em que “nós somos chamados a nos unir ao dom da vida de Jesus, carrega também a nossa cruz, como Jesus carregou sua cruz. Claro, quando olhamos quando Jesus carregou sua cruz, entendemos o amor imenso de Deus”.
Por fim, de sábado para domingo tem a Vigília Pascoal, em que há a celebração do amor, e o chamado das trevas para a luz. “Vamos renovar a Vigília Pascoal”, explicou padre Felipe.
Programação

Na programação deste ano, divulgada pela Arquidiocese de Manaus, por meio da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, após a Santa Missa, realizada neste domingo, 2, na Praça da Matriz, acontece, nesta segunda-feira, 3, das 15h30 às 17h30, a Confissão Sacramental. Em seguida, haverá a Santa Missa, às 18h.
Já na terça-feira, 4, a Arquidiocese de Manaus programa a realização da Confissão Sacramental, das 9h às 11h30. Já a partir de 12h, começa a Santa Missa. Das 15h30 às 17h ocorre novamente a Confissão Sacramental, e às 18h a Santa Missa.
Na quarta-feira, 5, terá a Comissão Sacramental, das 9h às 11h30, e a partir de 12h a celebração da Santa Missa. Já das 13h30 às 17h, ocorre Confissão Sacramental, e às 18h a Santa Missa.
A Ceia do Senhor acontece nesta quinta-feira, 6, com a Missa dos Santos Óleos às 9h30, e a Missa da Ceia do Senhor com o Ato do Lava-Pés/ Vigília Eucarística.
Morte e Ressurreição
Já a Paixão do Senhor, marcada para esta sexta-feira, 7, terá uma programação recheada de eventos religiosos. Às 7h ocorre o Ofício Divino da Manhã, e às 9h a Via Sacra, com saída da Catedral para o Santuário de Fátima. Veja o restante da programação de sexta-feira:
14h – Meditação das Sete Dores de Nossa Senhora (Catedral);
15h – Celebração da Paixão do Senhor (Catedral);
15h – Celebração da Paixão do Senhor (Santuário de Fátima);
16h30 – Procissão do Senhor Morto (Santuário de Fátima para a Catedral);
17h30 – Chegada da Procissão do Senhor Morto à Catedral e continuidade da Celebração da Paixão do Senhor (Momento devocional).
No sábado, 8, acontece a Abertura do Catedral, às 14h, e às 19h a Vigília Pascal. A Programação da Semana Santa se encerra neste domingo, 9, na Páscoa do Senhor. A Santa Missa acontecerá em três horários: às 7h30, às 10 e às 18h.
