Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony J. Blinken, tem viagem programada a Manaus para acompanhar o presidente Joe Biden. A visita de ambos é esperada para o próximo domingo, 17/11, de acordo com nota divulgada pela Casa Branca.
Antony Blinken é o chefe do departamento norte-americano responsável pelos assuntos externos, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores no Brasil, também conhecido como Itamaraty.
Além disso, o secretário é membro do Gabinete Presidencial, ocupando uma das mais altas posições no governo dos EUA, estando em 4º lugar na linha de sucessão presidencial em caso de afastamento de Biden.
Atualmente, o secretário está em Bruxelas participando de reuniões com membros da OTAN e da União Europeia. Ele deve se juntar ao presidente para viajar juntos a Lima, Manaus e em seguida, ao Rio de Janeiro.
Visita ao Brasil
A Casa Branca destacou que, durante a estadia em Manaus, o objetivo do presidente será conhecer a floresta amazônica, encontrar-se com líderes locais, comunidades indígenas e outros grupos envolvidos na preservação do ecossistema.
O convite para visitar a capital amazonense foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, Lula não deverá acompanhar Biden na viagem, pois ainda está se recuperando de uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada.
Logo após, ambos seguirão para o Rio de Janeiro, onde participarão da Cúpula de Líderes do G20, discutindo temas como combate à fome e à pobreza, transição energética, desenvolvimento sustentável e a reforma das instituições de governança global.
A Cúpula de Líderes do G20 reunirá líderes das 20 principais economias, além de países convidados, a União Europeia, a União Africana, organizações internacionais e instituições financeiras multilaterais.