Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) deixou o cargo de secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Manaus e retornou à Câmara dos Deputados para reassumir o mandato parlamentar pelo Amazonas. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 7/11.
Vianna ocupava o cargo desde janeiro e, após 10 meses, decidiu voltar à Câmara para, segundo ele, cumprir obrigações parlamentares, entre elas a indicação de emendas aos municípios do interior.
Em nota, o deputado afirmou que o retorno é necessário “para realizar pessoalmente as indicações das emendas parlamentares destinadas aos municípios do Amazonas no orçamento federal de 2026, conforme as normas da Câmara dos Deputados”.
Leia também: ‘Tem gente que gosta de tirar foto e gente que gosta de trabalhar’, diz Maria do Carmo sobre soltura de onça
Ele destacou que o procedimento é “comum e previsto em lei, adotado por parlamentares que exercem cargos no Executivo e precisam retornar ao mandato para registrar suas emendas”.
Com a saída de Saullo Vianna, quem assume o comando da Semasc é Dermivania Mendonça de Melo Rayol, que já atuava como subsecretária de Assistência Social.
O retorno do deputado ao Congresso também faz com que Pauderney Avelino (União Brasil) deixe a Câmara. Ele vinha se revezando na vaga de suplente durante as licenças dos parlamentares do partido, incluindo Fausto Santos Jr. que também assumiu temporariamente uma secretária de governo.
Nota à imprensa na íntegra
“O deputado federal Saullo Vianna informa que fez o pedido de exoneração da função de secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus para reassumir o mandato na Câmara dos Deputados.
A medida é necessária para que ele possa realizar pessoalmente as indicações das emendas parlamentares destinadas aos municípios do Amazonas no orçamento federal de 2026, conforme as normas da Câmara dos Deputados. Trata-se de um procedimento comum e previsto em lei, adotado por parlamentares que exercem cargos no Executivo e precisam retornar ao mandato para registrar suas emendas”.
Saullo Vianna
Deputado Federal (União-AM)






