Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A visita do atual presidente dos Estados Unidos a Manaus, prevista para o dia 17 de novembro, já tem atraído atenção devido às recentes movimentações de aeronaves no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Na noite dessa quarta-feira, 6/11, uma aeronave modelo C-17 (Boeing C-17A Globemaster III), com o registro 08-8197 da Força Aérea dos Estados Unidos, aterrissou na capital amazonense trazendo os primeiros suprimentos para a visita de Joe Biden.
Leia também: Casa Branca confirma Joe Biden em Manaus e participação na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro
Estima-se que aproximadamente 30 aeronaves desembarquem na cidade nas próximas semanas como parte dos preparativos. E dentro desses aviões, uma frota de veículos blindados e em alguns casos, helicópteros do presidente são transportados, antes da chegada do Air Force One, avião oficial do presidente americano.
Limusine com tanque
Quando o presidente está em solo, ele se desloca no Cadillac One, uma limusine de alta segurança conhecida como “A Besta”. Com aproximadamente 9 toneladas e uma blindagem de última geração, o Cadillac One foi projetado para resistir a ameaças extremas.
As janelas são à prova de balas, e o carro é equipado com canhões de gás lacrimogêneo, câmeras de visão noturna embutidas na dianteira e um telefone via satélite. Os pneus são reforçados com aço, permitindo que o veículo continue em movimento mesmo se forem furados.
Além disso, a cabine de passageiros é completamente selada para proteger contra um possível ataque químico. O tanque de combustível também é protegido por uma espuma especial, que evita explosões em caso de impacto.
O Cadillac One pode acomodar até sete pessoas e está equipado com suprimentos médicos, incluindo bolsas de sangue compatíveis com o tipo sanguíneo do presidente, caso seja necessário.
Outros veículos que acompanham a comitiva incluem viaturas de apoio do Serviço Secreto, unidades de contra-ataque, veículos blindados de comunicação, médicos e equipes de imprensa.
Air Force One
Em voos internacionais, o presidente viaja a bordo do Air Force One, nome dado a duas aeronaves adaptadas da série Boeing 747-200B, identificadas pelos códigos finais 28000 e 29000.
Independentemente de qual delas esteja em operação, qualquer uma delas é chamada de Air Force One quando o presidente está a bordo. Essas aeronaves são projetadas para funcionar como uma plataforma segura e resiliente, capaz de suportar ataques aéreos e garantir a segurança do presidente.
O Air Force One é equipado com tecnologias avançadas, como a capacidade de bloquear radares inimigos e lançar explosivos para confundir mísseis. Além disso, é capaz de reabastecer no ar, o que lhe permite voar indefinidamente – uma característica crucial em situações de emergência.
O avião também funciona como um centro de comando móvel, com equipamentos de comunicação altamente seguros, incluindo 85 telefones, múltiplos rádios e conexões de computador, permitindo ao presidente manter contato constante com outros líderes e tomar decisões em tempo real.