Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Sítio Arqueológico de Paricatuba, localizado no município de Iranduba (AM), será alvo de medidas emergenciais após parte da estrutura das ruínas apresentar risco de desabamento.
Reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, conforme a Lei Federal nº 3.924/1961, o local recebeu, no final de maio, uma visita técnica com a participação de engenheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), representantes do Governo do Amazonas, da Prefeitura de Iranduba e moradores da comunidade.
Medidas emergenciais e fiscalização
Segundo o Iphan, foram pactuadas ações emergenciais para preservar o sítio, como o cercamento e escoramento das estruturas comprometidas, poda de árvores que oferecem risco, inventário da vegetação para embasar os serviços de manejo, capina e limpeza do entorno e restrição temporária de áreas de visitação, seguindo recomendações da Defesa Civil.
Além disso, foi criado um grupo de trabalho responsável por acompanhar a execução das medidas e fortalecer a articulação entre órgãos públicos e a comunidade.
Atuação conjunta
A Superintendência do Iphan no Amazonas informou que vem acompanhando de perto a situação do sítio, com a realização de vistorias técnicas e reuniões com instituições parceiras.
As ações definidas foram encaminhadas à Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedrb), Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), além da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente de Iranduba e da Associação de Moradores da Vila de Paricatuba.
Reconhecimento e importância turística
Além da proteção federal, o Sítio Arqueológico de Paricatuba é reconhecido como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Amazonas pela Lei Estadual nº 4.260/2015 e possui proteção municipal conforme o artigo 215 da Lei Orgânica do Município de Iranduba.
Com ruínas históricas, belas praias e um mirante com vista privilegiada para o rio Negro, a vila de Paricatuba é um dos destinos turísticos mais visitados da região metropolitana de Manaus, atraindo visitantes do Brasil e do exterior.
As ações emergenciais têm como objetivo preservar esse importante patrimônio e garantir a segurança dos visitantes, promovendo o turismo cultural e sustentável na região.






