Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O mundo do heavy metal perdeu uma de suas figuras mais icônicas: Pit Passarell, baixista, vocalista, compositor e fundador da banda Viper, faleceu nesta sexta-feira, 27/9, em São Paulo, aos 56 anos. A notícia foi confirmada por seu irmão, Yves Passarell, atual guitarrista da banda Capital Inicial.
“É com profunda tristeza que comunico o falecimento do nosso amado irmão Pit Passarell, cercado pela família e amigos de toda uma vida. Uma vida cheia de luz, amor, alegria, musicalidade e coragem. Sentiremos sua falta e muita saudade. Te amamos, meu irmão!”, publicou Yves em suas redes sociais.
Leia também: Mulheres no rock: empoderamento e atitude na conquista do espaço feminino em Manaus
Pit Passarell havia sido diagnosticado com um câncer agressivo no pâncreas, e a revelação sobre sua condição ocorreu apenas na quinta-feira, 26, quando começaram a surgir mensagens de apoio. Poucas horas depois, veio a notícia de sua morte.
A repercussão entre os roqueiros manauaras foi imediata. Mônica Paz, vocalista da banda Solymon e fã incondicional do heavy metal, lamentou: “Estou triste, ele era muito simples, gente boa demais”.
Rodney Silva, vocalista e guitarrista da banda Renegados pelo Sistema, recordou os shows da Viper: “Ele era muito querido na cidade. A galera do underground gostava muito dele. Sempre que vinha tocar aqui, fazia questão de dar um rolê nos bares de rock de Manaus e trocar ideia com a galera. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente no último show da banda, através do meu amigo Messias, um cara gente boa e humilde.”
Lenda do rock
O jornalista Artur Mamede, editor do blog Riffmakers e fã de longa data de Pit, também se manifestou sobre a perda. “É lamentável a partida do Pit. Acompanhei sua carreira desde o álbum ‘Theatre of Fate’, que me trouxe a alegria de uma amizade virtual. Ele era uma pessoa acessível e, na última passagem por Manaus, ficou uma semana por aqui. Quando seu estado de saúde foi comunicado, as mensagens de apoio começaram a aparecer, mas logo veio a notícia de sua morte”, destacou.
Pit Passarell era conhecido por sua capacidade de compor com uma erudição popular, tornando suas melodias quase clássicas, especialmente na voz de André Matos. “Fará falta como compositor, músico, artista plástico e ser humano. Era um cara bem-humorado e genial. É uma perda lamentável”, completou Artur Mamede.
O velório de Pit Passarell acontece nesta sexta-feira na Funeral Home, localizada no bairro Bela Vista, em São Paulo.