Gabriel Lopes – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – O músico e compositor doBoi Caprichoso,Ronaldo Barbosa Júnior, concedeu entrevista exclusiva à REDE RIOS DE COMUNICAÇÃO, onde falou sobre o processo de composição de suas toadas e sua fiel parceria com o pai, Ronaldo Barbosa, um dos maiores poetas azulados de Parintins.
“O Festival de Parintins hoje é uma referência mundial. Então, quando a gente consegue um espaço para participar de um espetáculo deste tamanho, a gente, claro, quer sempre dar o nosso melhor. Eu tenho trabalhos desde 2010, sempre com sentimento de responsabilidade do que entregamos para o público”, ressaltou ele.
Leia mais: Mara Lima relembra carreira noCaprichosoe revela preparação para o Festival de Parintins
De volta ao Boi Negro de Parintins no ano passado, após dois anos compondo na Baixa do São José, Ronaldinho reforçou o fato de ter a oportunidade de produzir toadas com seu pai, Ronaldo Barbosa. Ambos assinam as toadas “Yurupari – O Legislador”, de Lenda Amazônica, e “Itgã’s – Retomada dos Espíritos”, de Ritual.
“Após eu ter contribuído com meu pai na parte de produção da toada “Yreruá – A Festa do Guerreiro”, em 2023, ali a gente percebeu que a gente tinha futuro juntos, apesar de ser uma assinatura do Ronaldo Barbosa. A partir daí surgiu a dupla e outras obras muito maravilhosas e esse ano a gente tem essas duas músicas muito legais”, disse Júnior.

Apesar de ser torcedor do Boi Caprichoso desde criança, Ronaldinho iniciou sua carreira como compositor de toadas no Boi Garantido, em 2010. Em 2017, ele recebeu o convite para se juntar ao time azulado, onde seguiu até 2022, quando retornou ao Boi da Baixa. Em 2024, ele voltou ao Touro Negro, onde intensificou a parceria com o pai.