Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A tradicional procissão fluvial Romaria das Águas está prestes a começar. Os peregrinos partem de Manaus no próximo sábado, 13/7, do Mirante Lúcia Almeida, no Centro, e seguem rumo a Parintins, a 369 quilômetros da capital, dando início ao festejo realizado há 15 anos logo após o Festival Folclórico dos bois Caprichoso e Garantido.
A embarcação contará com uma escultura gigante de 16 metros, representando a imagem de Nossa Senhora do Carmo, que vai navegar até a Ilha Tupinambarana, para a festa da padroeira. O evento é idealizado pelo artista Juarez Lima e seus filhos Thyago Lima e Juarez Filho.
Leia mais: Seca 2024: Rio Negro já desceu 28 cm desde início da vazante
No sábado, os passageiros poderão embarcar das 9h às 15h no Porto de Manaus, que depois irá se deslocar para o Mirante Lúcia Almeida, onde haverá uma celebração de fé até às 18h30, quando a embarcação seguirá a caminho de Parintins.
A previsão é que o barco chegue no domingo, 14, por volta das 14h no município e siga até a Boca do Limão, onde ficará atracado até às 18h, quando seguirá até o Porto de Parintins para a procissão da Romaria das Águas.
O evento surgido da promessa deve unir mais uma vez a religiosidade e a arte em uma celebração. Parintins se prepara para receber fiéis e curiosos, que poderão testemunhar a grandiosidade das esculturas e se encantar com a fé que move o povo da Amazônia.
A embarcação voltará para Manaus no dia 17 de julho, partindo às 6h do Porto da cidade. Mais informações sobre o evento e o custo dos ingressos, basta entrar em contato pelo (92) 99195-51434.