Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
PARINTINS (AM) – A magia do Festival Folclórico de Parintins vai muito além da arena. E no novo episódio do quadro ROLÊ RIOS, a equipe de reportagem do portal RIOS DE NOTÍCIAS desembarcou na Ilha Tupinambarana para mostrar o que Parintins tem de melhor — além da rivalidade entre Caprichoso e Garantido.
Com mais de 100 mil visitantes durante o período do festival, a cidade se transforma em um polo de cultura, turismo e tradição. O Rolê começa no coração do Centro Histórico: o Mercado Municipal Leopoldo Neves, parada obrigatória para quem quer experimentar sabores típicos do Amazonas e vivenciar a rotina da cidade.
“O meu pai é permissionário aqui há mais de 40 anos. Eu cresci vendo ele servir café, o famoso ‘turbinado’, e criar a nossa família com o que conquistou aqui”, contou a permissionária Deise Mota, revelando como o mercado se entrelaça com a história de muitas famílias locais.
Além das comidas regionais, o mercado atrai turistas que buscam frutas amazônicas, produtos artesanais e, claro, aquele café da manhã que só o interior amazonense sabe fazer. O movimento cresce exponencialmente às vésperas do festival, com a cidade passando de um ritmo tranquilo para um fluxo intenso de visitantes em poucos dias.
A poucos passos do mercado, há a Praça Eduardo Ribeiro, onde está o imponente Palácio Cordovil — antigo prédio da prefeitura, que hoje abriga um museu sobre a história de Parintins.
O local abre suas portas em datas especiais, oferecendo ao público uma imersão cultural sobre a origem e evolução da ilha.
E é só atravessar mais uma rua para chegar a outro símbolo local: a Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, cenário de importantes manifestações religiosas e local sagrado para os parintinenses, especialmente no dia da Padroeira da cidade.
Veja a matéria completa:
*Com colaboração de Gabriel Lopes






