Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No Centro Histórico de Manaus, entre ruas movimentadas e prédios centenários, está localizado um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital amazonense: o Centro Cultural Palácio da Justiça. Mais do que uma construção de valor arquitetônico, o espaço oferece um verdadeiro mergulho na história política, jurídica e cultural do Amazonas.
O “Rolê Rios” visitou o local e conversou com Alessandra Gomes, gerente do Palácio da Justiça, que destacou a variedade de atrações que encantam tanto turistas quanto moradores. O espaço está situado na avenida Eduardo Ribeiro, logo atrás do Teatro Amazonas.
“É um centro cultural que funciona com exposições. Temos seis salas, o Museu do Crime, o Museu do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, além de visitações guiadas e mediadas”, explicou Alessandra.
As visitas ocorrem de segunda a sábado (exceto às terças-feiras), das 9h às 15h.
Leia mais: Críticos de cinema amazonenses são selecionados como votantes no Globo de Ouro
Atualmente, duas exposições em cartaz chamam atenção do público: “Sairé, Celebração, Louvor e Disputa dos Votos” — que retrata uma das mais tradicionais festas religiosas da Amazônia —, e uma mostra de fotografias do renomado Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente por seu trabalho documental e ambiental.
Para os mais curiosos, o Museu do Crime proporciona uma experiência instigante pelos bastidores da justiça criminal no Amazonas. Um dos destaques da exposição “Do Crime ao Castigo” é a abordagem do Caso Delmo Pereira, um dos crimes mais emblemáticos da história recente de Manaus — em que o menino acusado de assassinato acabou se tornando, também, vítima.


O passeio guiado inclui áreas históricas do antigo Palácio da Justiça, como o Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno, a Galeria dos Ex-Presidentes e a Galeria dos Corregedores.
“As visitas não são agendadas. São feitas por horário. Quando forma um grupo, é só subir com o mediador e conhecer todo o espaço”, informou a gerente.
Além da história, a arquitetura também atrai visitantes: os vitrais, mármores e salões imponentes tornam o local um cenário procurado para ensaios fotográficos de casamentos, debutantes e formaturas. “Várias pessoas entram com solicitações para registrar momentos únicos aqui no Palácio”, concluiu Alessandra.






