Júnior Almeida – Rios de Notícias
AMAZONAS (AM) – Novo Aripuanã é o novo destino do quadro “Rolê Rios”, que percorre os encantos e curiosidades do interior do Amazonas. Conhecida como a Terra do Tucumã, a cidade se destaca pela riqueza natural, pelo encontro dos rios Aripuanã e Madeira e pelas tradições que marcam a sua identidade cultural e religiosa.
A jornada da nossa equipe começa na orla, no Café Pôr do Sol, de onde é possível contemplar um dos cenários mais belos do estado: o pôr do sol refletido no encontro das águas.
Entre um café e um X-Caboquinho recheado com tucumã, preparado pela família de Andréia Lisboa, a proprietária explica a origem do nome do espaço e o valor do fruto que dá fama ao município.
“Aqui é ponto turístico, a gente pega bem o pôr do sol no encontro das águas. E o tucumã vem do interior, descascado com muito cuidado até chegar à chapa, aliás meu marido é o chapeiro e meus filhos estão sempre aqui ajudando. É trabalho em família, feito com carinho”, contou.
Andreia Lisboa, proprietária do Café Pôr do Sol
O passeio segue pelo letreiro da cidade e, bem próximo, pelos prédios históricos que abrigam órgãos do Judiciário, como o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça. A visita passa, ainda, pela escadaria central, um dos portões de entrada de Novo Aripuanã, de onde se avista novamente o espetáculo do encontro dos rios.
Outro destaque é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, que passa por obras de revitalização. Assim como em tantas cidades ribeirinhas, o santuário voltado para o rio é símbolo de fé e referência para a comunidade.
O festival, realizado no Parque Municipal da Cultura, também reúne milhares de pessoas em três noites de disputa no famoso Lendódromo. Ali, quatro agremiações folclóricas, sendo Apurinã, Tucumã, Ânaupira e Jurupari, celebram a história e a mitologia amazônica em espetáculos que unem música, dança e tradição.
O espaço, que recebe mais de 25 mil espectadores nos dois dias de disputa, começou a passar por obras de ampliação, conforme anunciou o prefeito Raymundo Lopes, o Raiz, em entrevista à Rede Rios de Comunicação. E entre a beleza das águas e o sabor do tucumã, Novo Aripuanã se revela como um destino repleto de cultura e identidade amazônica.






