Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Eleito um dos melhores professores do Brasil no prêmio Educador Nota 10, e um dos melhores professores da América Latina, o historiador e pesquisador, Rodrigo Froés, um educador visionário, que dedicou sua vida ao conhecimento, lançou em agosto deste ano, o livro de ensaios sobre educação intitulado “Entre escritos, riscos e rabiscos”. Lançado nacionalmente em 15/8, dia do seu aniversário, a obra explora diferentes maneiras que a educação exerce na transformação da sociedade.
O professor conta que o livro foi uma junção de vários artigos que ele escreveu ao longo dos anos, tornando a obra fascinante, com ideias inovadores e provocativas sobre a educação, além de ensaios inspiradores. A leitura também conta com um estilo claro e acessível para todo o público.
“Esse meu livro conta com vários ensaios sobre educação. Eu sou professor há quase duas décadas, fui diretor escolar, eleito um dos melhores do Brasil. Então, nós usamos toda a pauta da educação e começamos a discorrer nesse trabalho. Mas de uma forma que pudesse ser acessível para qualquer pessoa. São artigos, ensaios de no máximo duas páginas, que torne agradável a leitura e compreensão da importância de um diretor escolar ou profissional da educação. São pautas relevantes para o dia a dia da escola, porém, acessível para qualquer público”, explica.
Leia também: Conheça professores que educam por diversidade e justiça social
Rodrigo Froés ressalta que o livro é mais uma forma de inspirar outros profissionais da educação a lutarem pela causa.
“A luta pela educação é muito importante, precisamos conscientizar e empoderar cada vez mais os educadores” frisa.
O educador enfatiza que “a educação é mais do que simplesmente ensinar conteúdos”, é também sobre criar novos espaços, para que as pessoas possam aprender e juntas crescerem. “Falta valorização dos profissionais da educação no Brasil”, postula o professor Rodrigo Froés.
A gente vê o quanto o profissional da educação não tem o verdadeiro prestígio no país. Grande parte dos meus artigos focam nesse sentido de empoderar o educador e levantar questões dentro dessa vertente. Vemos discursos de que o professor é quem forma todos os profissionais, contudo, eu ainda vejo que falta o devido respeito e valorização pelo professor.
Rodrigo Froés
Amazonense, nascido na cidade de Manaus, é Mestre em Educação, com MBA em Políticas Públicas. Eleito o melhor diretor escolar do Brasil em 2016, um dos 50 melhores professores da América Latina em 2018. Foi agraciado com diversos prêmios nacionais e internacionais na área da Educação, Cultura e Audiovisual.
Froés é Grão Colar da Câmara Brasileira de Cultura na área de Educação e História, – comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, por excepcional mérito ou serviços notáveis prestados à cidade – é membro da Academia de Ciências e Artes, e da Academia de Letras e Culturas da Amazônia.
Livro
O escritor Rodrigo Froés destaca a repercussão de seu livro em outras regiões brasileiras e, admite que está fazendo educação na Amazônia de forma exitosa, com resultados positivos, principalmente, na escola onde é o gestor, em Manaus.
O professor participou com seu livro na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, onde fez o lançamento, em seguida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde recebeu reconhecimento pela obra.
A divulgação se deu primeiramente no Sudeste do país, para mostrar o quanto que a gente está fazendo educação na Amazônia, de forma exitosa, com resultados positivos e aí, na semana passada, o lançamento foi aqui em Manaus, na escola que eu sou diretor, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja).
Froés declara que “é inimaginável” dimensionar a influência positiva que a educação pode ter na vida das pessoas. “Quando a gente pode ver a educação avançando, professores saindo da caixinha, fazendo atividades lúdicas, criando projetos, a gente vê que é inimaginável o quanto o professor pode inspirar”, diz.