Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O programa RIOS DO CONHECIMENTO completou dois anos no ar pela Rádio Rios FM 95,7. Nesta quarta-feira, 23/4, uma edição comemorativa marcou a data, reunindo integrantes e ex-integrantes do projeto, que tem a parceria da Rede Rios de Comunicação e do curso de Jornalismo do Centro Universitário Fametro.
Entre os convidados presentes estavam o jornalista e ex-apresentador do programa, Bruno Tadeu, e o repórter do Portal Rios de Notícias, Júnior Almeida, além do atual responsável pelo projeto, o professor e jornalista Rômulo Araújo e universitários de jornalismo da atual equipe.
“Esse projeto agrega conhecimento de vários lados, desde o nome até sua dupla função de oportunizar o contato com a prática para futuros jornalistas e levar aos ouvintes e teleouvintes informações e reflexões sobre temas relevantes. Só agradecer por essa parceria maravilhosa entre a Rios FM, em nome da diretora Kellen Lopes, e o curso de Jornalismo da Fametro, na pessoa da professora e coordenadora Leila Ronize”, declarou Rômulo Araújo.
Com o slogan ‘Um Mergulho No Saber’, o Rios do Conhecimento vai ao ar toda quarta-feira, das 19h às 20h, pela 95,7 com transmissão simultânea pelo YouTube, no canal da Rios FM.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Leila Ronize, destacou o papel do programa como parte da formação prática dos estudantes.
“O Rios do Conhecimento integra a Agência Comunica, nosso guarda-chuva de projetos de extensão. O objetivo é aproximar o aluno da realidade do mercado, permitindo que ele vivencie desde cedo a rotina das funções que irá desempenhar após a graduação. Nosso foco é garantir formação teórica, cultural e técnica para que ele saia pronto para atuar em rádio, TV ou portais”, enfatizou Leila.
Memórias e impactos
Durante a edição comemorativa, os convidados relembraram experiências marcantes das quatro temporadas do programa e os impactos que ele teve em suas trajetórias profissionais e pessoais.
A professora Tânia Brandão, primeira apresentadora do projeto, relembrou os desafios e conquistas do início.
“Comandar esse projeto foi uma das grandes alegrias da minha vida profissional. Agradeço à gestão da rádio pela confiança. Tive a sorte de contar com alunos talentosos desde o primeiro período, que já demonstravam habilidades naturais para o rádio. Foram muitas pautas, nervosismo e superações. E, hoje, é muito gratificante ver o projeto sendo liderado com tanta dedicação pelo Rômulo Araújo”, ressaltou a professora.
O professor Bruno Tadeu, ex-apresentador, disse que conduzir o programa foi uma experiência muito especial e que contribuiu para a sua carreira.
“Foi um momento muito especial para mim, especialmente por reencontrar colegas e alunos do curso de Jornalismo, relembrando uma fase significativa da minha trajetória como docente. Foi uma alegria reviver esse momento, agora como convidado, em uma conversa mais leve e prazerosa”, destacou Bruno.
Já o repórter do portal Rios de Notícias, Júnior Almeida, afirmou que a oportunidade foi um divisor de águas para a sua vida profissional.
“O Rios do Conhecimento foi um divisor de águas pra mim. Entrei na rádio Rios FM ainda no primeiro período da faculdade, como calouro de Jornalismo, então precisei começar do zero e aprender o que muitos já sabiam sobre rádio. Com o apoio da professora Tânia Brandão, ganhei confiança e experiência. Costumo dizer que o programa é uma vitrine para os alunos de Jornalismo da Fametro. Graças a ele, conquistei meu estágio e, depois, fui efetivado como repórter no Portal Rios de Notícias, assim como outros colegas que também passaram por aqui”, relatou Júnior com entusiasmo.
Equipe
Atualmente, o programa é apresentado por Rômulo Araújo e Neta Nobre, com produção de Kaelyson Moraes e Nicolly Teixeira. A equipe de reportagem conta com Mariana Monteiro, Giully Figueira, Kézia Martins e Paulo Henrique.
O programa também recebe semanalmente professores do Grupo Fametro e profissionais convidados de diversas áreas, mantendo o compromisso com a educação, a comunicação e a transformação social por meio da informação.