Fábio Leite – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O rio Negro está a 2 metros de atingir a maior seca já registrada em Manaus, quando atingiu 12,70 metros em 2023. De acordo com dados do Painel do Clima do Amazonas, o rio de águas escuras mede 14,70 metros neste domingo, 22/9.
Com a descida das águas em 22 centímetros, em média, o rio Negro deve superar a seca histórica nos primeiros dias do mês de outubro.
Leia também: Interdição da Ponta Negra deve durar de dois a três meses, diz diretor-presidente do Implurb
Com uma seca que iniciou antes do esperado neste ano, a cota mínima deve ser superada em pelo menos 20 dias antes do que em 2023, quando o rio Negro atingiu a mínima histórica de 12,70 metros no dia 26 de outubro.
Ponta Negra interditada
Na última terça-feira, 17/9, a Praia da Ponta Negra foi interditada para banho devido ao rio Negro estar abaixo da cota de segurança no local, que é de 16 metros.
De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, que prevê medidas de segurança para o Complexo Turístico da Ponta Negra, a interdição para banho no balneário deve ocorrer quando o nível do Rio Negro atingir 16 metros.
Após revitalização do local em 2018, a obra de aterro para aumentar a extensão da praia artificial gerou uma superfície irregular, conforme laudo assinado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Com isso, houve um aumento de profundidade em toda a extensão, contribuindo para a elevação do risco para os usuários da praia durante a vazante.