Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com previsão de seca severa para este ano, o Rio Negro já desceu 1,61 metro somente durante o mês de julho, conforme levantamento realizado pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, com base nos dados do Porto de Manaus.
No dia 1º de julho deste ano, o rio que banha a capital amazonense media 26,79 metros. No fim do mês, nesta quarta-feira, 31, o afluente chegou aos 25,18 metros. Com o decorrer do tempo, o Negro saiu de uma média diária de descida de 1 centímetro, para a queda de 8 centímetros por dia.
Leia mais: Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem
Ainda conforme o levantamento, o nível do Rio Negro parou de subir no dia 16 de junho deste ano, ficando estagnado em 26,85 metros, até começar a descer no dia 23 do mesmo mês. Em junho, o afluente desceu apenas 5 centímetros. Com isso, desde o início do período de estiagem, o Rio Negro desceu 1,66 metro.
Os dados expostos pelo Porto de Manaus dão conta de que neste mesmo período do ano passado, o Rio Negro media 26,80 metros, no dia 31 de julho de 2023, o que é equivalente a mesma média de quando começou a secar, em junho 2024.
Tais dados demonstram que neste ano, o afluente começou a descer em desvantagem comparado ao ano passado, quando foi registrada a maior seca da história do Amazonas, onde o Rio Negro secou até atingir os 12,96 metros.
Em 2024, a expectativa por parte dos especialistas é de que a estiagem seja tão ou mais severa do que a do ano anterior. No início de julho, o governador do Amazonas, Wilson Lima, instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem, ao decretar situação de emergência em 20 municípios.