Redação Rios
RIO – O Rio de Janeiro retornou ao estágio 1 às 6h desta quarta-feira, 29/10, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR). Na tarde de terça-feira, 28, a cidade havia entrado em estágio 2, após uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar, com apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).
A ação tinha como alvo lideranças do Comando Vermelho (CV) e o combate ao tráfico de drogas nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital.
Segundo o COR, “o estágio 1 é o primeiro em uma escala de cinco e significa que não há ocorrências de grande impacto. Neste estágio, podem ocorrer pequenos incidentes, mas que não interferem de forma significativa na rotina do cidadão”.
Leia também: Moradores levam ao menos 50 corpos para praça após operação mais letal do Rio
Por volta das 7h, os meios de transporte operavam normalmente e todas as vias estavam liberadas para o tráfego de veículos.
O município havia entrado em estágio 2 às 13h48 de terça-feira, em razão das ocorrências policiais que provocaram interdições intermitentes em diversas vias das zonas Norte, Oeste e Sudoeste, impactando o transporte público e a mobilidade da população.
Batizada de Operação Contenção, a ação já é considerada a mais letal da história do estado. Até as 16h de terça-feira, o balanço parcial apontava 64 mortos — entre eles quatro policiais — e 81 pessoas presas, incluindo Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quitungo”. O número de mortos ainda pode aumentar.
Durante a operação, criminosos reagiram e chegaram a lançar explosivos por meio de drones, transformando a região em um cenário de guerra. A violência teve reflexos em importantes vias da cidade, como a Avenida Brasil e a Linha Amarela.
*Com informações da Agência Estado











