Jéssica Lacerda – Rede Rios
NOVO ARIPUANÃ – Em Novo Aripuanã, um projeto social idealizado ainda durante a última gestão do ex-prefeito Jocione Souza vem garantindo alimentação digna para centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Restaurante Comunitário “Prato Bom Pra Você” surgiu da iniciativa da ex-primeira-dama Josilda Souza, que identificou a necessidade de oferecer apoio alimentar a pessoas que não tinham acesso a refeições diárias.
“Inicialmente, a gente fazia um diagnóstico da necessidade de ter um apoio, um amparo para as pessoas, moradores de rua, pessoas que não tinham condições de ter alimento todos os dias. E nós vimos que precisávamos fazer um restaurante comunitário. No início, começou como cozinha comunitária. Com o tempo, a gente botou o restaurante comunitário: Prato bom para você”, explicou a ex-primeira-dama.

Leia também: Rolê Rios chega a Novo Aripuanã e revela tradições, fé e a força cultural da Terra do Tucumã
Sem conseguir, à época, aderir aos programas estaduais de restaurantes populares, a prefeitura decidiu colocar a ideia em prática com recursos próprios. O município alugou um clube desativado, conhecido como Palmeiras, e o transformou em um espaço equipado para funcionar como restaurante. A inauguração ocorreu em março de 2024.


Desde então, o restaurante atende entre 100 e 150 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira. O acesso é totalmente gratuito. Para utilizar o serviço, o cidadão realiza um cadastro simples, o que permite à equipe organizar a quantidade de refeições servidas diariamente. “Ele faz um cadastro, porque tem que dar as informações realmente que ele precisa, e depois senta numa mesa e se alimenta”, detalhou Josilda.


Além de atender moradores da cidade, o restaurante também se tornou um ponto de apoio importante para famílias que vêm do interior. Muitos viajam em rabetas ou barcos fretados, enfrentando longas distâncias para resolver questões na sede do município. “Às vezes eles vêm, passam dois, três dias para resolver alguma coisa e retornam. Então, têm à disposição esse restaurante”, acrescentou.
Atualmente, a secretária e atual primeira dama do município, Maria do Carmo e o prefeito Raiz dão continuidade ao projeto, garantindo que o serviço siga beneficiando a população. “Atualmente a Dona Maria do Carmo e o prefeito Raiz continuaram com o restaurante, tudo depende da decisão deles. Nós estamos felizes, porque isso abraça a causa de muitas pessoas necessitadas”, finalizou Josilda.











