Redação Rios
MANAUS (AM) – O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte marcado para ocorrer de 22 a 25 de agosto no Centro de Manaus, traz uma programação com foco não somente em exibições cinematográficas, mas também em atividades formativas, debates e oficinas. A edição deste ano vai proporcionar um mergulho profundo no mundo do cinema e das artes. Todas as atividades do festival são gratuitas e as inscrições já estão disponíveis no site do Festival.
Leia também: Adanilo dirige o filme ‘Castanho’ que estreia no festival internacional de São Paulo
Formação artística
Duas oficinas de cinema integram a programação deste ano. A oficina de roteiro, ministrada por Bea Góes, roteirista com vasta experiência, abrange o campo de ficção em plataformas de streaming como Netflix e Star+.
A formação ocorrerá de 22 a 25 de agosto, das 10h às 12h, no Teatro da Instalação. As inscrições já estão abertas e são voltadas a aspirantes a roteiristas, iniciantes, produtores e cineastas em geral, a partir dos 16 anos.
A oficina de atuação para cinema, por sua vez, será conduzida por Adanilo, destaque no cenário cinematográfico que fez parte de projetos importantes e participou de grandes eventos como o Festival de Cannes (2023).
A oficina explorará a atuação naturalista, abordando a presença do intérprete antes, durante e após as filmagens. As aulas serão ministradas nos dias 22 e 23 de agosto, das 8h às 12h, no Palácio da Justiça, no Centro de Manaus. A formação é voltada para atores iniciantes e aqueles com experiência, a partir dos 18 anos.
Programação
A programação do festival inclui a Mostra Amazônia, que reúne curtas-metragens de Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Esses filmes concorrem em categorias, como Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, Atuação, Roteiro, Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.
Na Mostra Olhar Panorâmico, que destaca filmes que não entraram na Mostra Amazônia, obras de relevância estética e narrativa são apresentadas, concorrendo em quatro categorias.
A Mostra Outros Nortes busca fortalecer a interação entre as regiões do Brasil e a Amazônia. Doze obras participam dessa mostra, enriquecendo a diversidade de propostas estéticas e narrativas.
A Mostra Olhinho traz uma seleção voltada ao público infantojuvenil, exibindo filmes de todas as partes do país, incluindo curtas-metragens inéditos e sucessos de edições anteriores de grandes festivais nacionais.
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é um projeto da Artrupe Produções, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e conta também com o apoio do Cine Set, IAI Promoções e Sonoraplay.
*Com informações da assessoria






