Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O professor amazonense Dalmir Pacheco foi selecionado entre os cinco brasileiros escolhidos para integrar o grupo de embaixadores da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento que ocorre na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiosas instituições de ensino superior do mundo. A conferência acadêmica será realizada nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2025, nos Estados Unidos.
O evento, realizado anualmente desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, traz na sua próxima edição a temática “Uma Nova Década: Encontro de Gerações de Líderes”. A proposta é promover o diálogo e a troca de soluções entre líderes de diferentes áreas acadêmicas, reunindo as gerações atuais e futuras para discutir e avançar nas questões mais relevantes do momento.
O processo seletivo para o programa de embaixadores contou com 800 candidatos, mas apenas cinco brasileiros foram escolhidos para integrar a equipe durante os três dias de conferência. Para serem selecionados, os candidatos foram avaliados com base no seu comprometimento em desenvolver o Brasil por meio de iniciativas educacionais, sociais e comunitárias.
Os embaixadores, além de contribuírem com debates intelectuais, têm o compromisso de implementar ou dar continuidade a projetos de impacto social após o retorno ao Brasil, utilizando as redes de conexões estabelecidas durante o programa.
Sobre o Professor Dalmir Pacheco
Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o professor Dalmir Pacheco é titular do IFAM – Campus Manaus Centro, além de ser escritor e palestrante. À frente do Espaço Curupira, núcleo de acessibilidade do IFAM, ele coordena diversos projetos voltados à educação especial, com destaque para o Projeto Arumā e o Projeto Apoema.
Com mais de 17 anos de atuação, o núcleo forma professores do ensino básico do interior do Amazonas, focando na educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva, e também desenvolve materiais didáticos e paradidáticos com acessibilidade comunicacional.