MANAUS (AM) – A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) confirmou ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que vai assumir a vaga deixada pela deputada estadual Joana Darc (União Brasil) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A parlamentar estadual foi anunciada nesta terça-feira, 30/9, pelo governador Wilson Lima (União Brasil) como nova titular da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet).
Com a mudança, Joana deixa a Assembleia para integrar o governo estadual, abrindo espaço para que Jacqueline, primeira suplente do partido nas eleições de 2022, assuma o cargo no Parlamento estadual.
“Considerando a oportunidade que surgiu e eu sendo a primeira suplente, assumirei o cargo de deputada e já me sinto credenciada, porque a gente já está no quarto mandato de vereadora, já tem toda a experiência, todo o know-how, para a gente subir esse degrau e para também dar a contribuição dentro do estado do Amazonas”, disse Professora Jacqueline.
A ida de Jacqueline para a Aleam deve provocar um efeito em cadeia na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O ex-vereador Caio André, atual secretário de Cultura do Estado, poderá ocupar a vaga deixada por ela. Caso opte por permanecer no Executivo, o ativista da causa animal Amauri Gomes, um dos principais adversários políticos de Joana Darc no segmento, herdará a cadeira.
Outra possibilidade levantada nos bastidores era a de Jacqueline decidir permanecer no Legislativo municipal, o que abriria caminho para a segunda suplente, Brenda Dianná, ex-vereadora de Parintins apoiada pelo governador Wilson Lima nas eleições municipais de 2024. No entanto, a confirmação da ida da professora para a Assembleia descartou esse cenário.