Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) vai assumir a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet) do Governo do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (União) na tarde desta terça-feira, 30/9, por meio das redes sociais.
Atualmente, a pasta é comandada pela publicitária Leda Maia, indicada pela própria deputada, que estava à frente do órgão desde abril deste ano.
“A deputada Joana Darc, protetora dos animais, está se licenciando da Assembleia Legislativa para assumir a nossa Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. Ela vai contribuir com essa política fundamental de proteção aos animais, especialmente os que vivem com famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou o governador em vídeo.
Leia também: MPAM anuncia providências após declarações polêmicas de vereadora sobre violência contra a mulher em Borba
Com a nomeação, Joana deixará uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que pode ser ocupada pela vereadora Professora Jacqueline (União), primeira suplente do partido nas eleições de 2022.
Efeito dominó
A eventual ida da vereadora para o Legislativo estadual pode gerar um efeito em cadeia na Câmara Municipal de Manaus (CMM): a cadeira deixada por Jacqueline seria ocupada pelo ex-vereador Caio André, atual secretário de Cultura do Estado. Caso Caio opte por continuar no cargo, a vaga será assumida pelo ativista da causa animal Amauri Gomes, um dos principais concorrentes de Joana nesse segmento.
Nos bastidores, há ainda a possibilidade de Professora Jacqueline optar por permanecer na CMM, abrindo espaço para a segunda suplente Brenda Dianná, ex-vereadora de Parintins apoiada por Wilson Lima nas eleições municipais de 2024.
Hospital veterinário será inaugurado em outubro
Durante o mesmo anúncio, Wilson Lima confirmou a inauguração do Hospital Público Veterinário do Amazonas no próximo dia 4 de outubro e convidou a população a conhecer a nova unidade.






