Facebook Instagram Youtube X-twitter

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais

RIOS FM 95,7 AO VIVO

Seu navegador não suporta o elemento audio

Facebook Instagram Youtube X-twitter
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
  • Início
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Cultura
  • Municípios
  • Rios na Ilha
  • Especiais
Home Política

Prefeito de Tapauá é condenado, pode ter que devolver R$ 1,5 milhão e perder mandato

Prefeito Gamaliel Andrade foi condenado por improbidade administrativa e dano ao erário

31 de julho de 2025
em Política
Tempo de leitura: 4 min
gamaliel-andrade

Prefeito de Tapauá é condenado pela Justiça do Amazonas (Foto: Divulgação/Assessoria)

FacebookTwitterWhatsapp
Redação Rios

AMAZONAS – O prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade de Almeida (União), foi condenado pela Justiça do Amazonas por improbidade administrativa e dano ao erário. A sentença, que cabe recurso, determina restituição de R$ 1,5 milhão e a perda do mandato.

A ação foi ingressada em 2023, pelo promotor Bruno Batista da Silva, titular da comarca, que identificou, por meio do Portal da Transparência, o pagamento de três modalidades de gratificações a diversos servidores municipais, com valores que variavam de R$ 150 a R$ 2 mil.

O MP também constatou que funcionários públicos ocupantes do mesmo cargo recebiam valores diferentes. Entre janeiro de 2021 e maio de 2022, o município gastou R$ 1.512.091,62 com gratificações a servidores.

APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias APP Rios de Notícias

Leia também: ‘Reaja Brasil’: Capitão Alberto Neto e Débora Menezes convocam população para ato em Manaus

A decisão julgou procedente as denúncias e reconheceu a prática de improbidade administrativa no município. O prefeito Gamaliel Andrade foi condenado a perda do mandato em Tapauá; restituição integral do valor de R$ 1.512.091,62; suspensão dos direitos políticos por dez anos; e proibição de realizar contratos com a administração pública e de receber benefícios fiscais do governo — decisão da qual ainda cabe recurso.

“Após a atuação na seara extrajudicial, com a expedição de recomendação e do manejo de ação judicial para suspender o pagamento das gratificações ilegais, o parquet ingressou com a ação de improbidade administrativa cumulada com o ressarcimento ao erário, a qual teve julgamento favorável. A juíza reconheceu o ato de improbidade administrativa e aplicou sanções, inclusive com a perda de cargo público”, explicou o promotor Bruno Batista.

A prefeitura justificou os valores como decorrência de erro no sistema de pagamentos e bonificações concedidas por assiduidade e disciplina funcional dos servidores — critérios que já são inerentes à ocupação de cargos municipais. A concessão de gratificações em razão da função ou da prestação de serviços extraordinários devem ser fixadas em Lei Municipal.

Notificada, a Câmara Municipal de Tapauá não encontrou nenhuma lei específica para o pagamento de gratificação aos funcionários públicos no município, corroborando a ilegalidade dos pagamentos. Antes de ingressar com a ACP, o Ministério Público encaminhou recomendação à prefeitura, determinando que os pagamentos fossem cessados imediatamente, o que não foi cumprido.

A juíza responsável pela condenação, Clarissa Ribeiro Lino, reconheceu na decisão que a gravidade do caso é evidenciada pelo valor elevado do dano aos cofres públicos, pela conduta reiterada, apesar da recomendação formal do MPAM, e pela ausência de base legal para validar os repasses. A sentença reforça que o prefeito descumpriu os deveres da administração pública “de forma consciente, persistente e deliberada”.

O promotor Bruno Batista da Silva reforçou o compromisso do MP com a fiscalização de gastos públicos das prefeituras, como forma de impedir ilegalidades nos pagamentos. “A atuação do Ministério Público visa assegurar a estrita observância da legalidade pelo gestor municipal e reforça o compromisso institucional na seara da probidade administrativa”, finalizou.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Tapauá para buscar esclarecimentos sobre a condenação do prefeito Gamaliel de Andrade e aguarda retorno.

*Com informações da assessoria

Tags: AmazonasCondenadogamaliel de andradejustiçaperda mandatoprefeito de tapauáTapauá

Mais notícias

roberto-cidade (5)

Governo Roberto Cidade propõe criação de nova secretaria com 31 cargos comissionados

22 de junho de 2026
0

Júlio Gadelha - Rios de Notícias  MANAUS (AM) - O Poder Executivo do Amazonas encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado...

primeiro-ministro-keir-starmer

Primeiro-ministro do Reino Unido anuncia renúncia

22 de junho de 2026
0

Redação Rios INGLATERRA - O primeiro-ministro do Reuno Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira, 22/6, que renunciará ao cargo, com...

alexandre-de-moraes-bolsonaro

Moraes decide nesta quinta-feira se mantém prisão domiciliar de Bolsonaro

22 de junho de 2026
0

Redação Rios BRASIL - O prazo de 90 dias da prisão domiciliar temporária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) termina...

eleicao-roraima

Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027

21 de junho de 2026
0

Redação Rios RORAIMA - Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a irem às urnas, neste domingo, 21/6,...

omar aziz

Omar Aziz cobra investimento em escolas do interior e é questionado nas redes: ‘Depois de 4 anos?’

19 de junho de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Um vídeo publicado pelo senador e pré-candidato ao Governo do Amazonas,...

Denúncia de Sargento Salazar sobre viaturas reacende debate sobre contratos ligados à família de Roberto Cidade

Denúncia de Sargento Salazar sobre viaturas reacende debate sobre contratos ligados à família de Roberto Cidade

19 de junho de 2026
0

Caio Silva - Rios de Notícias MANAUS (AM) - Uma denúncia feita pelo vereador Sargento Salazar (PL) nas redes sociais...

Facebook Instagram X-twitter Youtube
  • Sobre Nós
  • Faça sua denúncia
  • Participe do Nosso Grupo de Whatsapp

Anuncie Conosco

  • +55 (92) 3085-7464
  • comercialradio95.7fm@gmail.com
  • Av. Rio Madeira, 444 - Nossa Sra. das Graças
    Manaus-AM - CEP: 69053-030

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver mais resultados
  • Anuncie Conosco
  • Backup
  • Faça sua denúncia
  • Fale Conosco
  • Modelo categoria
  • Política de privacidade
  • Portal
  • Portal
  • Rede Rios App
  • RETROSPECTIVA 2023
  • RETROSPECTIVA 2024
  • Sobre Nós
  • teste

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.