Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores da Vila Gomes e da rua General Glicério, no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, relatam que estão sem abastecimento regular de água há pelo menos duas semanas.
Segundo os relatos, a água só chega nas torneiras durante a madrugada, obrigando a população a acordar no meio da noite para realizar tarefas básicas, como tomar banho e lavar louça.
Além do problema com o abastecimento, os moradores denunciam a presença de um buraco na via, que aumentou de tamanho com o tempo e representa risco para pedestres e motoristas, já que dentro da cratera há uma tubulação exposta que pode se romper com o impacto de veículos.
Leia também: Rio Negro seca em Manaus após dois meses de subida
Cobranças ao prefeito
Luisa Helena, que vive na região há 14 anos, afirma que a situação gera indignação. “Tem 14 dias que eu não tomo banho de chuveiro”, revela, apelando ao prefeito David Almeida (Avante) para que fiscalize o problema: “Prefeito, por favor, esse ano tem eleição, então vamos agir bem com a população”.
Rodrigo, morador da Vila Gomes, também destaca que a falta de água afeta a rotina de sua mãe, que é diabética. Ele relata que a equipe da Águas de Manaus esteve no local nesta quinta-feira, 15/1, mas apenas apertou um cano e se retirou, sem resolver a situação.
“Esse ano tem eleição e deveriam olhar mais pro povo. Bora, meu prefeito, ajuda a gente, sem água é complicado”, reclama.
Clédina Cordeiro, moradora da rua General Glicério há 16 anos, afirma que a Águas de Manaus não dá respostas às reclamações da comunidade. “A gente tem que acordar de madrugada pra lavar a louça, encher água, tomar banho, e eles não dão nenhuma posição pra gente”, disse.
Ela relata que seus pais idosos, de 83 e 78 anos, têm sofrido com a situação, que prejudica a saúde e a higiene da família. “Todo mundo liga, reclama, e eles não resolvem nada”, acrescenta.
Buraco na via
O buraco denunciado inicialmente era pequeno, mas, de acordo com os moradores, cresceu com o tempo, oferecendo risco a pedestres e motoristas. Um veículo foi flagrado pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS enfrentando dificuldades para trafegar no local devido à cratera.
Posicionamento
O riosdenoticias.com.br entrou em contato com a Águas de Manaus, a qual informou, por meio de nota, que corrigiu o vazamento que estava impactando o abastecimento de água dos moradores da Vila Gomes e da rua General Glicério. “O serviço foi concluído na quarta-feira (14). A concessionária retornará ao local com uma equipe técnica para analisar a região e verificar a existência de possíveis ocorrências pontuais que possam estar afetando o abastecimento de forma isolada”, afirmou.
*Em colaboração com Diana Rodrigues






