Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Familiares e pacientes denunciam a precariedade na estrutura, a falta de medicamentos e a demissão de profissionais por represália no Hospital Regional Hilda Freire, localizado no município de Iranduba, a 20 quilômetros de Manaus.
De acordo com informações apuradas pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, os familiares relatam que o hospital não possui uma estrutura adequada para atender os pacientes, muitos dos quais ficam nos corredores aguardando a liberação de leitos. A situação tem se agravado desde o início de abril.
Leia mais: Ônibus de Manaus deixarão de ter cobradores em quatro anos, garante David Almeida
“Idoso sangrando no corredor da unidade, os familiares falam que médicos não têm como atender todo mundo. Antes tinham dois médicos por plantão, e agora eles reduziram. Falta o básico: álcool, seringas, máscaras. Nem lençol tem pra ficar em cima desses colchões rasgados, manchados”, afirmou uma pessoa que preferiu não se identificar.

Os familiares destacam que os pacientes merecem ser cuidados com dignidade, o que não acontece. Muitos ficam apreensivos em fazer denúncias por temerem represálias, pois de acordo com eles, profissionais foram dispensados do posto de trabalho após fazerem denúncias.
“Um médico foi afastado do plantão após relatar formalmente à Secretaria de Saúde a precariedade do hospital. Mesmo com contrato vigente até o fim do ano, foi retirado da escala sem uma justificativa clara. Mas como isso é possível quando falta o básico? Faltam materiais, falta estrutura, falta apoio e, mais recentemente, tem faltado até liberdade para denunciar”, afirmou a pessoa que denunciou.


Em março deste ano, uma denúncia foi apresentada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), questionando a falta de estrutura e as condições inadequadas para o trabalho e para garantir a segurança do paciente. No entanto, os denunciantes afirmam que nenhuma resposta ou melhoria foi implementada.
O riosdenoticias.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Iranduba para solicitar respostas sobre as reclamações apresentadas e as medidas a serem tomadas. Até o momento não recebeu retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.











