Lauris Rocha – Rios de de Notícias
MANAUS (AM) – Embora julho seja o mês dedicado ao Rock Mundial, em Manaus, o rock já começa a ser celebrado com a estreia, nesta terça-feira, 17 de junho, do podcast Rock de Subúrbio. A nova atração tem como objetivo dar visibilidade às bandas de rock autoral e independente da capital amazonense, por meio das redes sociais.
Apresentado por Lúcio Batera, baterista da banda Dopadona, que se apresenta tanto no Centro quanto na periferia de Manaus, o programa visa oferecer um espaço para discutir o cenário local do rock. Em entrevista exclusiva ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, Lúcio explicou a proposta por trás do podcast.
“Dar visibilidade às bandas underground”
“O objetivo é divulgar as bandas underground, fazer uma crítica especializada e colocar em evidência as bandas locais, já que Manaus tem um grande potencial de produção de conteúdo autoral e independente”, afirmou Lúcio Batera. O termo underground, frequentemente associado a movimentos culturais alternativos e à contracultura, é uma característica marcante do rock amazonense.
Lúcio também destacou a evolução do cenário musical da cidade. “Antigamente, as bandas de rock de Manaus precisavam tocar covers para serem reconhecidas. Mas esse tempo ficou para trás. Hoje, as bandas estão criando músicas próprias, participando de festivais e até conseguindo sair de Manaus para tocar em outros lugares. Esse é um reflexo da evolução do cenário”, completou o baterista.


Podcast semanal e expectativa para o público
O Rock de Subúrbio será transmitido semanalmente, das 19h às 21h (horário de Manaus), e das 20h às 22h (hora de Brasília). “A expectativa é ótima. Quero interagir com o público, reviver bons momentos do rock e mostrar as bandas que estão fazendo história”, afirmou Lúcio Batera.
Comemorações
No dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock, a cena musical de Manaus promete uma série de novidades.
“No podcast, vou anunciar as comemorações do Dia Mundial do Rock, que acontecerão na Praça do Congresso e na Praça do Formigueiro, no bairro São José, nos dias 25 e 26 de julho. O evento está sendo organizado por Rodney Silva, uma figura importante do circuito underground local, e sua esposa. A programação será eclética, com algo para todos os gostos”, contou o apresentador.
Com mais de 14 anos de experiência na cena musical, Lúcio Batera tem sido um dos grandes defensores do rock manauara. Ele também tem um histórico de trabalho em uma rádio comunitária na zona Norte da cidade, sempre com foco na divulgação do rock.
“Durante todos esses anos, divulguei as bandas de rock locais e do circuito underground nacional. O cenário do rock em Manaus cresceu muito. Hoje, temos muitos shows, locais para tocar, videoclipes gravados e até exibidos no YouTube. Isso é muito gratificante para todos nós”, concluiu Lúcio.