Redação Rios
MANAUS (AM) – A Policia Militar do Amazonas divulgou nesta terça-feira, 13/5, a convocação de 72 vagas remanescentes do concurso para completar as 500 vagas de soldado que foram anunciadas no dia 12 de fevereiro, pelo governador Wilson Lima. A motivação para essa nova convocação se deve por conta de desistências registradas na etapa de entrega de documentos dos convocados para o respectivo cargo.
A entrega de documentos para os remanescentes que foram convocados para o cargo foi realizada entre os dias 5 a 9 de Maio. No total, cerca de 428 candidatos se apresentaram e estão aptos para iniciar o Curso de Formação de Soldados (CFSD).
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressaltou que a convocação dos remanescentes é parte de um processo que visa preencher as vagas existentes e fortalecer o efetivo da Polícia Militar do Amazonas.
“Nossas equipes estão empenhadas para receber esses aprovados e garantir que todos os requisitos sejam atendidos para efetivar os 500 novos alunos soldados que iniciam, no próximo mês, a formação para se tornarem policiais militares”, destacou o coronel Klinger.
A lista já está disponível no site da PMAM e no da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a banca examinadora da prova.
A entrega presencial da documentação para os convocados será na quinta-feira, 15/5, na sede do Comando-Geral da PMAM, que fica localizado no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.
Após a entrega dos documentos, os candidatos se juntarão aos demais candidatos e iniciarão o Curso de Formação de Soldados (CFSD) que está previsto para acontecer no mês de Junho.
A convocação dos 500 novos soldados da PMAM foi divulgada pelo governador Wilson Lima, em fevereiro deste ano, fazendo alusão aos aprovados certames realizados em 2022 para vagas na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Policia Civil (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran – AM), Policia Militar do Amazonas (PMAM) e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Também foram anunciados 127 convocados para as vagas de oficial de combatente e oficial de saúde. O grupo em si iniciou o Cirso de Formação de Oficiais (CFO) e Oficiais de Saúde (CFOS) no dia 10 de março.
A primeira convocação dos aprovados no concurso de 2022 foi realizada em 2023, quando foram convocados 1.121 da Polícia Militar, sendo mil soldados, 100 oficiais combatentes e 21 oficiais de saúde.
*Com informações da Assessoria