Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma pesquisa realizada pela Realtime1/Quaest no início de maio revelou que 41% das pessoas em Manaus se informam sobre política através das redes sociais. A televisão é o segundo meio mais influente, com 33%, seguida por sites/blogs e portais de notícias (10%), amigos/familiares/conhecidos (5%), jornais impressos (4%), e, empatados com 3%, WhatsApp/Telegram e rádio.
As redes sociais são mais populares entre o público jovem de 16 a 34 anos, onde 53% se informam sobre política. Na faixa etária entre 38 a 59 anos, os dados são mais equilibrados, com 38% se informando pelas redes sociais e 33% pela televisão.
Em contrapartida, a maioria das pessoas com 60 anos ou mais se informa pela televisão (62%).
WhatsApp e Telegram
Os dois principais aplicativos de mensagens instantâneas, muitas vezes nomeados como antros da disseminação de fake news, têm pouco impacto sobre as informações políticas em Manaus. As plataformas são usadas como fonte de informação apenas por 3% da população.
Informação X Escolaridade:
A televisão se destaca entre a população de menor escolaridade (até o ensino fundamental), com 48% se informando sobre política. A partir do ensino médio, as redes sociais ganham importância, alcançando 45% das fontes de informação.
Entre a população com ensino superior, as redes sociais têm destaque com 46%, e o acesso a sites de notícias também se sobressai, com 15%.
Tendências
– A televisão é a principal fonte para pessoas com maior idade.
– Redes sociais ganham importância com o aumento do nível de escolaridade.
– Pessoas com maior formação tendem a usar menos a televisão como fonte de informação política: 48% (ensino fundamental), 29% (ensino médio), e 26% (ensino superior).