Redação Rios
PARINTINS (AM) – Os visitantes que passam pela ilha tupinambarana durante o Festival Folclórico se deparam com um triciclo para realizar passeios pela cidade. A estrutura feita de metal, lona e guidão de bicicleta tem sido um dos principais meio de transporte em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O triciclo virou uma das atividades obrigatórias para os turistas que estão na cidade para prestigiar o maior Festival Folclórico do país, que acontece nos dia 30 de junho, 1° e 2 de julho.
Na rota dos tricicleiros, que fazem parte da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e a Associação dos Tricicleiros (ATPIN), A Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Bumbódromo, Praça da Liberdade, Curral do Caprichoso e Igreja Sagrado Coração de Jesus são os atrativos turísticos visitados durante o passeio.
A Catedral que é o cartão-postal da cidade, é o ponto de início do passeio, ou o Cais do Porto, caso seja de preferência do cliente. O city tour segue para o majestoso Bumbódromo , palco das três noites de disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
A terceira parada é a praça da Liberdade, construída na década de 1990, com esculturas de alto relevo retratando a história da Ilha.
Para levar o visitante a conhecer um pouco sobre o Festival, o passeio tem parada no Curral do Boi Caprichoso, localizado no perímetro urbano da cidade, espaço dos torcedores do boi azul, e segue para Igreja do Sagrado Coração, onde finaliza o passeio.
Para se encantar com a ilha da magia, o passeio tem o investimento de R$ 50 por pessoa, podendo ir duas em cada triciclo. Para informações, o visitante pode entrar em contato pelos números (92) 99214-8940 e (92) 99510-3875.
História e popularidade
Tradicionais e populares em Parintins, os tricicleiros são “patrimônio cultural e imaterial do Amazonas”, de acordo com a lei nº 512/2021, sendo regulamentada por meio de associações, que contam com mais de 350 trabalhadores associados.
É importante que o visitante procure tricicleiros associados para garantir segurança no meio de transporte.
Antes de se tornar um meio de transporte atrativo, os triciclos surgiram no início da década de 80 para suprir a necessidade de transportar mercadorias e produtos agrícolas.
No entanto, com o crescimento do Festival Folclórico na década de 90, passaram a transportar os turistas que chegavam para conhecer a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
*Com informações da assessoria






