Iris Fontenele – Rios de Noticias
MANAUS (AM) – Um parto inesperado ocorreu na tarde desta terça-feira, 16/9, em plena Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus. O bebê Pierre nasceu dentro de um carro de aplicativo antes que sua mãe, Rita Sarmento Barbosa, conseguisse chegar à maternidade particular para a qual se dirigia.
Moradora do bairro Nova Cidade, na zona Norte da capital, Rita solicitou um carro por aplicativo por volta das 12h, após sentir fortes dores nas costas. Durante o trajeto, as contrações se intensificaram, e o motorista precisou parar o veículo na via pública.
Leia também: PEC da Blindagem: deputados do Amazonas se dividem em votação que amplia imunidade parlamentar
O parto foi realizado pela médica obstetra Camila Sampaio, que estava de plantão em um hospital nas proximidades. Ao ouvir os gritos de socorro, ela correu até o local e realizou o parto dentro do veículo, mesmo sem estrutura adequada, prestando assistência imediata.
A médica Camila Sampaio deu mais detalhes de como foi o parto: “Estava no consultório, populares entraram gritando: tem um bebê nascendo no carro aqui na rua! Peguei as luvas e corri, o bebê estava coroando (a cabeça saindo). Fiz o parto no carro mesmo, não ia dar tempo de entrar no hospital. A mãe muito nervosa perguntava se o bebê estava morto, por isso eu falo no vídeo: seu bebê está bem”.
Pierre nasceu com 3,3 kg e 50 cm. O cordão umbilical estava enrolado em seu pescoço, mas a médica conseguiu estabilizá-lo rapidamente, realizando os primeiros cuidados, incluindo aquecimento e avaliação inicial.
O bebê foi levado até a pediatra e a paciente entrou no hospital para finalizar o parto. A mãe e o bebê estão bem. Pierre e a mãe estão internados na unidade e terão alta nesta quarta-feira, 17/9.












