Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Mais de 3 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que deram um importante passo rumo ao ensino superior, enfrentaram dificuldades nesta segunda-feira, 13/1, para acessar a Página do Participante e conferir suas notas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não esclareceu a causa da instabilidade, tampouco informou prazos ou soluções para normalizar o acesso ao sistema.
Reclamações nas redes sociais
A situação gerou angústia entre os estudantes e seus familiares, que aguardavam com expectativa o desempenho no exame. Nas redes sociais, o assunto dominou discussões, especialmente no X (antigo Twitter), onde a hashtag sobre o problema com a Página do Participante colocou o Inep entre os tópicos mais comentados.
Com mais de 86,8 mil postagens, candidatos expressaram frustração e ansiedade. “O site caiu e não consigo entrar, agora estou ansioso”, “A gente querendo saber o resultado do Enem e nada”, “Nem no site do Inep dá para entrar, quem dirá na faculdade” e “Gente, é humilhante assim mesmo?
Próximos passos com o resultado
Com a liberação das notas, os candidatos poderão concorrer a vagas gratuitas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As consultas para verificar as opções de cursos e instituições estarão disponíveis a partir desta terça-feira, 14 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições para o Sisu ocorrerão entre os dias 17 e 21 de janeiro.
Além disso, as notas do Enem também podem ser usadas para tentar uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiar a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Inep ainda não informou quando a situação será normalizada, mas a expectativa é de que os problemas técnicos sejam resolvidos antes do início das inscrições.






