Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Quatro deputados federais e um senador do Amazonas assinaram, até o momento, o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Master, que pretende apurar denúncias envolvendo a instituição financeira, alvo de investigações da Polícia Federal.
O pedido de criação da comissão é de autoria do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que divulgou em suas redes sociais a lista de parlamentares que já assinaram o requerimento e daqueles que ainda não aderiram à proposta.
A CPMI tem como objetivo investigar fraudes financeiras atribuídas ao Banco Master, estimadas em mais de R$ 12 bilhões, segundo a Polícia Federal, além de possíveis conexões político-institucionais relacionadas ao caso.
Para que a comissão seja oficialmente instalada, o requerimento precisa ser protocolado e lido em sessão do Congresso Nacional. Cabe ao presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil), convocar a sessão para a leitura do pedido.
Leia também: Professora Maria do Carmo faz votos de renovação e esperança para 2026: ‘Não pode ser só uma mudança no calendário’
Bancada do Amazonas
Entre os deputados federais do Amazonas que já assinaram o requerimento estão Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Jr. (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania) e Pauderney Avelino (União Brasil).
Ainda não assinaram o pedido os deputados Adail Filho (Republicanos), Átila Lins (PSD), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).
No Senado, apenas Plínio Valério (PSDB) aderiu ao requerimento até o momento. Já os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) ainda não se posicionaram sobre a proposta.
Assinaturas
Segundo Carlos Jordy, o requerimento já conta com o apoio de 205 parlamentares, sendo 177 deputados federais e 28 senadores. Para o protocolo do pedido, eram necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores, número que já foi alcançado.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que seguirá pressionando pela instalação da CPMI. “Nós temos que continuar cobrando e pressionando os deputados e senadores para assinarem a CPMI. Já em 1º de fevereiro, vamos cobrar do presidente Davi Alcolumbre a investigação dessa fraude”, declarou.
Banco Master
O Banco Master tem sido citado em investigações relacionadas a irregularidades em fundos previdenciários, crédito consignado e manipulação de patrimônio, além de uma negociação considerada controversa envolvendo a compra da instituição pelo Banco de Brasília (BRB).












