Caio Silva – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um pai de aluno denunciou a falta de merenda na Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, localizada no bairro São Jorge, na zona Oeste de Manaus. Segundo ele, a ausência da alimentação escolar está afetando diretamente a rotina e a renda das famílias dos alunos.
De acordo com o denunciante, que é pai de duas crianças matriculadas na unidade, há cerca de 15 dias os estudantes estão sem merenda escolar. Ele afirma que a responsabilidade não seria da escola, mas do Governo do Estado, que, segundo ele, não estaria repassando os mantimentos necessários.
A escola atende alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e a situação vem preocupando pais e responsáveis.
Leia também: MPAM aguarda há mais de um ano autorização do TJAM para investigar viagem de David Almeida ao Caribe
Impacto nas famílias
O denunciante, que preferiu não se identificar, relatou que está desempregado, assim como sua esposa, e que a falta da merenda escolar agrava as dificuldades financeiras da família.
“Há muitos alunos que vão à escola também para se alimentar. Agora estão voltando para casa com fome. Isso afeta tanto quem tem emprego quanto quem está desempregado. É uma situação arbitrária diante de um governo que vinha oferecendo essa assistência e, de repente, parou”, declarou.
Ainda segundo ele, a diretora da escola estaria arcando com parte dos custos do próprio bolso para garantir que os alunos permaneçam na unidade até o fim do turno e não percam conteúdo. “A diretora está fazendo o que pode”, afirmou.
Pais foram orientados a mandar lanche
Na noite deste domingo, 19/10, a escola enviou um comunicado aos responsáveis informando que, devido à falta de repasses da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), os alunos deveriam levar lanche de casa.
“É um problema que está ocorrendo em várias escolas estaduais”, dizia o aviso.

Em um áudio divulgado pela gestão da escola, é confirmado que não haverá merenda nesta segunda-feira, 20. A direção ainda informou que, para quarta-feira, 22, a própria gestão comprou biscoitos e suco, mas não há garantias sobre os próximos dias.
“Nós não recebemos nada, não temos nada. Então, pedimos que coloquem lanche na mochila dos filhos”, disse a gestora.
Direito garantido por lei
A merenda escolar é um direito previsto pela Lei nº 11.947/2009, que institui o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A legislação garante alimentação gratuita para todos os alunos da educação básica durante todo o ano letivo.
Recentemente, a Lei nº 15.226/2025 foi sancionada, aumentando de 30% para 45% o percentual mínimo de recursos destinados à compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar.
Sem resposta da Seduc
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM) e com a direção da Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá para saber quais providências serão adotadas em relação à falta de merenda escolar. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.











