Conceição Melquíades – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Os moradores e visitantes que foram para o 56º Festival Folclórico de Parintins podem contar com segurança reforçada durante todo o período da maior festa popular do Amazonas. A equipe da REDE RIOS foi conferir a operação ‘Pente Fino‘ em uma embarcações nesta quinta-feira, 29/6.
O objetivo da operaçã é antecipar as ações para que a população não seja surpreendida com atos infracionais. De acordo com o major Bruno, do Comando de Policiamento Especializado (CPE da PMAM), a equipe faz inspeção nos barcos que atracam no porto, para verificar se estão trazendo materiais ilícitos, como drogas ou armas.
“Nós estamos atuando em apoio à Capitania dos Portos e também atendendo denúncias de possíveis casos de entrada de drogas e traficantes na cidade de Parintins. A operação faz parte do ‘Amazonas Mais Seguro’ e acabamos de fazer uma fiscalização, ‘pente fino’, aqui nesta embarcação que chegou e está tudo certo. Mas também estamos atuando em todos os bairros, principalmente aqueles onde há suspeita de tráfico e violência, com isso, vamos garantir mais segurança ao município, destacou o major.
Leia também: Parintins: após divulgação oficial da Comissão julgadora, juíza pede afastamento de três jurados
Reforço
Segundo o Governo do Amazonas, uma tropa com 500 policiais militares foi enviada a Parintins, para reforçar a segurança durante a semana do 56° Festival Folclórico da cidade, que acontece, este ano, nos dias 30/6, 1º e 2 de julho.
Os policiais, que vieram de Manaus e de outros municípios do interior do Amazonas, se somam ao efetivo que já havia desembarcado em Parintins para atuar na Operação Hórus; e também ao efetivo regular da cidade, totalizando 670 policiais para a semana do Festival Folclórico.
A tropa recebeu instruções em Manaus sobre a missão, normas e condutas, procedimentos operacionais, atendimento com os turistas para uma atuação em diferentes frentes.
“Nós vamos dividir em três grandes grupos e vamos compor os eventos dentro do Bumbódromo, no entorno e reforçando a cidade, dando apoio aos turistas e visitantes que estarão no festival”, detalhou o tenente-coronel César Andrade, da Polícia Militar, na ocasião do envio dos policiais.
Os militares também realizarão policiamento ostensivo nas ruas, balneários, portos e aeroporto da cidade.
Integração
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas destaca que a chegada dos PMs faz parte do Plano Integrado de Segurança, e contempla a atuação das Polícias Civil é Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Com objetivo de prever ações antes, durante e depois do Festival de Parintins, que reúne os bois Caprichoso e Garantido.
Trânsito
O Detran Amazonas também vai atuar para promover um melhor fluxo viário e, consequentemente, resguardar a vida de todos.
“Iniciamos as atividades de educação no trânsito com a finalidade não de punir, e sim de orientar os proprietários de veículos automotores que conduzam conforme o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, pontuou.
Ainda de acordo com o Detran-AM, a ideia das atividades da instituição ao longo dos dias, é aumentar a sensação de segurança tanto para a população local, quanto para os visitantes que irão chegar na cidade para o 56º Festival Folclórico de Parintins.
O Detran Amazonas seguirá em Parintins durante todo o festival folclórico com atividades de orientação e educação do trânsito viário.
Nas ruas, bares e hotéis serão feitas abordagens educativas para informar os canais de denúncia em caso de violações para os públicos mais vulneráveis nesse período.
As ações serão realizadas por técnicos da Sejusc em pontos estratégicos da cidade, como Porto de Parintins, o Aeroporto Júlio Belém, a Praça da Catedral e ao redor do Bumbódromo, além das Centrais Integradas de Fiscalização (CIFs), que serão coordenadas pelas forças de segurança do Estado.
Nos dias do Festival, 30 de junho, 1º e 2 de julho, a Sejusc irá coordenar os trabalhos no espaço acessível dentro do Bumbódromo, que é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Serão disponibilizadas 60 vagas diárias para PCDs e acompanhantes.
O espaço atende à Lei 241/2015, que consolida a legislação relativa às pessoas com deficiência no Estado do Amazonas.
*Com informações do jornalista Fred Lobão, direto de Parintins, e assessoria