Redação Rios
MANAUS (AM) – A Polícia Federal, ICMBio e a Polícia Militar do Estado do Pará deflagraram, de 3 a 22 de dezembro, a Operação Ajuri, para combater o garimpo ilegal de ouro na Estação Ecológica Alto Maués e na Floresta Nacional (Flona) de Urupadi, localizadas no município de Maués e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, localizada no município de Itaituba, no Pará.
Nas investigações foi constatado que as regiões são constantemente alvos de diversos garimpos ilegais, condição que gera grave impacto ambiental, como a poluição dos corpos hídricos e para o desmatamento das áreas exploradas, além do transtorno social, sobretudo para as comunidades ribeirinhas, em virtude da contaminação da fauna e dos rios utilizados para subsistência.
Leia mais: Garimpo ilegal: MPF denuncia à Justiça homens presos em Manaus com 47 kg de ouro
Foram desmobilizados acampamentos utilizados para garimpo ilegal, com a total destruição de balsas de madeira e motosserras, apreensão de materiais eletrônicos, motores, veículos (moto), armamentos, munições, balanças de precisão, máquinas de cartão, rádios e ouro.
O balanço final da operação com o quantitativo exato de itens apreendidos, será apresentado pelo ICMBio assim que apurado.
* Com informações da assessoria