Roger Matos – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No dia 30 de novembro de 2020 nascia o Manauara Esporte Clube. Fundado pelo empresário Marcus Souza, sob o pavilhão preto, laranja e branco, o Robô da Amazônia logo atrairia os holofotes do futebol ao erguer a taça de campeão amazonense da segunda divisão, em sua primeira participação. Aos três anos de fundação, o vice-campeão estadual de 2023 está pontualmente planejado para a próxima temporada, quando disputará a Copa Verde, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, além do Barezão.
Para falar sobre o planejamento e os objetivos para 2024, a Rios FM 95,7 recebeu o presidente Marcus Souza, o vice Paulo Victor, o executivo de futebol Luciano Mancha, o treinador Dico Woolley e integrantes da comissão técnica do Manauara para uma edição especial do programa Esporte Rios.
Dico Woolley, de 41 anos, comandou recentemente os nordestinos Retrô-PE e Campinense-PB, e atuará no futebol amazonense pela primeira vez.
“O futebol do Amazonas vem crescendo bastante. A gente vem acompanhando o crescimento das equipes e isso, obviamente, faz com que tenhamos interesse de vir para o Estado”, disse o treinador, destacando o projeto oferecido pelo Manauara.
“Começamos a conversar sobre a ambição do clube de disputar a Copa do Brasil e Copa Verde, de chegar à final e, dessa vez, conquistar o título estadual e o principal objetivo que é o acesso”, pontuou Woolley.
Leia também: Brasil cai no ranking da Fifa e tem pior posição desde 2016
Centro de Treinamento
Com quatro competições para disputar em 2024, o planejamento do Manauara também contempla a conclusão do Centro de Treinamento, localizado na zona Norte de Manaus.
“Vim de uma experiência que me fez entender os objetivos do clube, que é manter um calendário o ano todo, ter a estrutura de um CT. É importante uma equipe como o Manauara ter uma visão diferente. A gente vê muitas equipes do futebol brasileiro, de séries A e B, que têm alto investimento em elenco, mas não olham para sua estrutura”, pontou Dico Woolley.
Elenco
O Manauara conquistou calendário para 2024 através do vice-campeonato do Barezão. “Não podemos esquecer do estadual. Temos que trabalhar bem, montar uma equipe forte e competitiva”, disse Luciano Mancha, executivo de futebol do clube. Segundo o dirigente, elenco e comissão técnica do Robô serão apresentados na próxima segunda-feira, 04 de dezembro.
Novo escudo – Uma das primeiras novidades do Manauara para a temporada 2024 é a maior identidade do clube. O escudo passou por redesign e o presidente exaltou a modernização do símbolo, que manteve detalhes que marcaram os torcedores. “Colocamos para aprovação do público, que pediu para não mexer no M, que já é tradicional. Então resolvemos mudar outros detalhes do escudo”, disse Marcus Souza.
O mandatário descreveu o redesign. “Acrescentamos o nome do Clube e as três estrelas de indústria, comércio e serviços, que representa o povo trabalhador manauara, e a engrenagem da economia em sociedade”. O Robô, personagem com marcante presença nos jogos, segue como mascote símbolo do clube. “Isso não muda”, garante o presidente.
Amazonense
A primeira competição do Manauara em 2024 é o Campeonato Amazonense, com início previsto para 21 de janeiro. O Robô da Amazônia está na Chave B com Princesa do Solimões, Parintins, Rio Negro e São Raimundo.
A estreia do Manauara no Barezão será a reedição da final do estadual 2023, contra o Amazonas, em data, horário e local a serem definidos pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).