MANAUS (AM) – Em sessão solene realizada no último sábado, 4/10, a Academia de Letras de Maués (ALMA) empossou sua nova diretoria para o triênio 2025–2027. A cerimônia teve formato híbrido, com transmissão simultânea entre a sede do Instituto de Oftalmologia de Manaus (IOM) e o Liceu de Artes de Maués, no Amazonas.
O escritor Silvio Esteves assumiu a presidência da instituição, tendo como vice-presidente a acadêmica Maristela Jardim. O evento foi marcado por homenagens e pela reafirmação do compromisso da ALMA com a promoção da cultura, da literatura e da memória histórica de Maués, conhecida nacionalmente como a “capital do guaraná”.
“O propósito da Academia de Letras de Maués é valorizar as letras e a cultura de nossa cidade, imortalizando as obras dos acadêmicos, a tradição e a memória local. Também buscamos descobrir e incentivar novos talentos na literatura e nas artes, sejam crianças, jovens ou idosos”, destacou Inácia Caldas, presidente de honra da ALMA, em entrevista ao Rios de Notícias.
Presidente de Honra, Inácia Caldas e Novo Presidente da ALMA Silvio Esteves (Foto: Reprodução/ALMA)
Sobre a ALMA
A Academia de Letras de Maués foi fundada em 13 de abril de 2021 por iniciativa da advogada, jornalista e escritora Inácia Maria Caldas Trindade Puga Ferreira, maueense e atual ocupante da cadeira nº 1, cujo patrono é Alcemir Trindade.
A fundação ocorreu no auditório do IOM, em Manaus, com sete membros fundadores. A instalação oficial da ALMA aconteceu em 24 de setembro de 2021, no auditório do IFAM Campus Maués, com Inácia assumindo a presidência da primeira gestão.
A riqueza cultural de Maués
Maués se destaca não apenas pela produção de guaraná, mas também por sua diversidade étnica e cultural. O município abriga povos indígenas, como Sateré-Mawé e Mundurucus, além de descendentes de judeus, sírio-libaneses, japoneses, italianos e portugueses. É terra natal de grandes nomes da literatura amazônica, como os poetas Homero de Miranda Leão e Raphael Faraco, ambos patronos da ALMA.
“O município possui uma riqueza cultural única, que precisa ser preservada e difundida”, reforçou Inácia Caldas.
Nova Diretoria da ALMA, com acadêmicos e convidados na Sessão de Posse, no Liceu de Artes, em Maués (Foto: Reprodução/ALMA)
Projetos literários e culturais
Com o compromisso de fortalecer a identidade cultural local, a ALMA desenvolve e apoia diversos projetos de incentivo à leitura e à produção literária:
“Um Livro na Sua Viagem” – canoas com livros circulam nos barcos da região, levando leitura aos ribeirinhos (idealizado por Silvio Esteves);
FLIC Maués – Feira Literária Internacional e Cultural de Maués, que reúne autores, artistas e leitores em um grande encontro literário (criada por Miguel Pacheco);
“Biblioteca Itinerante” – projeto que leva livros e contação de histórias às escolas, promovendo o acesso à literatura infantil (de autoria da acadêmica Leonor Macedo Toro);
“Guaraná com Leitura” – iniciativa que estimula o hábito da leitura em diversos espaços públicos, como igrejas, ônibus, praias e bares (idealizada por Inácia Caldas), associando o guaraná ao conhecimento como “elixir da longa vida”.
“Essas iniciativas têm como objetivo fortalecer a identidade cultural e literária da região, garantindo que o legado das tradições e saberes locais seja transmitido às futuras gerações e imortalizado pela ALMA”, concluiu Inácia Caldas.