Redação Rios
PERU – Pelo menos 12 pessoas morreram e cerca de 60 estão desaparecidas após o naufrágio de duas embarcações de passageiros, provocado por um deslizamento de terra na margem do rio Ucayali, um dos principais rios da Amazônia peruana. O incidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 1º/12.
Imagens divulgadas pela mídia local mostram cenas dramáticas: mulheres segurando as mãos de crianças, correndo e chorando às margens do rio; pessoas tentando reanimar sobreviventes que estavam tossindo água; e até mesmo alguns sobreviventes saindo do rio por conta própria.
O acidente ocorreu enquanto as duas embarcações estavam atracadas. Uma delas foi esmagada pelo deslizamento de terra, enquanto a outra virou devido ao impacto da terra com o rio, gerando uma “grande onda”, que provocou o naufrágio.
Equipes de resgate informaram que a lista de passageiros foi perdida, o que dificulta a confirmação do número exato de pessoas a bordo no momento da tragédia.
Corpos foram encontrados flutuando no rio, alguns a até 3 km do local do acidente, em meio a fortes correntes.
Este não foi o primeiro acidente do tipo ocorrido em 2025. Em maio, uma colisão entre uma embarcação da Marinha peruana e um navio-tanque da petrolífera anglo-francesa Perenco, no rio Amazonas, resultou na morte de dois marinheiros e no desaparecimento de outro.
Em setembro de 2024, outro acidente ocorreu no mesmo rio Ucayali, quando uma embarcação colidiu com um tronco submerso, deixando seis mortos e mais de 80 sobreviventes resgatados com vida.
Na região do Ucayali, assim como em outras partes da Amazônia peruana, os rios são o principal meio de transporte devido à escassez de estradas.
*Com informações da Agência Estado






