Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O senador Omar Aziz (PSD), que confirmou a intenção de disputar o cargo de governador do Amazonas em 2026 e afastou nesta quarta-feira, 26/2, os rumores de uma possível ruptura na aliança com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). O parlamentar reforçou que deve contar com o apoio do prefeito nas próximas eleições.
“Pessoal, não adianta fazer intriga entre eu e o David, que não vai colar. Vou ajudar o David porque estou ajudando Manaus. Tem que acabar com esse negócio. ‘Nhenhenhê, porque não sei o quê. Olha, Omar, cuidado. Olha o David’. Não tem conversa. Aqui a transparência é 100%”, disse Omar, rebatendo rumores de que David teria a pretensão de romper com o grupo para disputar o governo do estado.
Leia também: Caso Semcom: Ministério Público abre inquérito para investigar pagamento em dinheiro na sede da prefeitura
As declarações foram dadas durante evento da Prefeitura de Manaus, que marcou a primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos para agricultores dos polos agrícolas da cidade. O projeto contou com verbas federais articuladas pelo senador.
Omar também criticou os opositores que fomentam especulações e usam as intrigas para se promover.
“Tem que acabar com esse negócio de achar que vamos construir um Manaus melhor, um Amazonas melhor, brigando e intrigando. Isso é coisa de menino que não tem o que fazer, que quer tirar proveito, quer se valorizar. Mas não vão se valorizar porque eu sou muito experiente, sou um homem vivido. Já estive embaixo, já estive em cima”, afirmou. E acrescentou: “Ninguém vai me ensinar a fazer política e entender a política”, disse Omar.
O senador ainda destacou que a escolha do vice-prefeito Renato Júnior (Avante), aliado de David Almeida, contou com sua anuência, mas que ele não interferiu na decisão.
“E quando nós conversamos para ver se ele deveria ficar ao lado do Renato, eu disse: ‘Faça o que for melhor para você. Escolha o vice que for da sua vontade. Não ouça ninguém. Faça o que é melhor para a prefeitura'”, declarou Omar.
Prefeito confirma apoio
David Almeida, por sua vez, garantiu que estará ao lado de Omar e do senador Eduardo Braga (MDB) em 2026 e mandou um recado para quem duvida da aliança.
“Aqueles que estão plantando discórdia vão quebrar a cara. Porque eu, Eduardo e Omar vamos estar juntos ano que vem. Já firmamos esse compromisso, ele sabe disso. Então, não adianta querer antecipar cenários, querer antecipar decisões, porque eu já sentei na casa do Omar, já conversei, e já está resolvido. E com o Eduardo, com o Braga, também já está resolvido”, disse o prefeito.
David Almeida também afirmou que as especulações não se confirmam e que o compromisso entre os aliados segue firme.
“Essas intrigas que estão querendo criar não vão prosperar, porque o que nos une é o trabalho e o compromisso de melhorar a vida das pessoas em Manaus. O Omar é um dos senadores que tem ajudado a cidade, e eu tenho gratidão por quem ajuda Manaus“, declarou.
Veja o vídeo
O senador ainda destacou as obras de asfaltamento em ramais que beneficiam os produtores rurais.
“O David e o Renato asfaltaram muitas vicinais para melhorar o escoamento da produção, que é o grande problema que enfrentamos hoje”, disse Omar.
Ele também revelou que terá uma reunião com o presidente Lula após o Carnaval, onde pretende solicitar mais investimentos para Manaus e discutir a BR-319.
“Eu quero te dizer que vou arrumar mais dinheiro para ti. Vou ter uma reunião com o presidente Lula logo após o Carnaval. Vou discutir algumas questões, tanto do ponto de vista político quanto da nossa economia e logística”, afirmou Omar.






