Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Museu da Cidade de Manaus (MUMA), conhecido popularmente como Museu do Paço, está desempenhando um papel crucial na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, ao mesmo tempo em que estimula o turismo local.
Sob a direção de Leonardo Novelino, o museu tem participado de programas e projetos inovadores que ressignificam lugares históricos, fazendo com que esses destinos se tornem atraentes para visitantes e moradores locais, todos em busca de uma experiência enriquecedora e educacional sobre a rica história da capital amazonense.
“Manaus é uma cidade singular, recentemente o Instituto de Patrimônio Histórico artístico Nacional reforçou o tombamento do Centro histórico, que tem uma riqueza antropológica incrível”, disse Novelino.
Novelino destaca a importância deste patrimônio e ressalta que “não faz muito tempo que todos esses prédios tinham outras funções, o Palácio da Justiça era sede do Poder Judiciário, a estrutura não suportou mais as atividades, se optou por sedes novas e mais modernas, e viraram museus.”

Uma das iniciativas lideradas pela Prefeitura de Manaus é o programa “Nosso Centro”, que visa ressignificar lugares históricos que antes eram ocupados por prédios antigos, com o intuito de valorizar e preservar o patrimônio histórico da cidade.
Com 38 intervenções planejadas e outras já em andamento, incluindo a revitalização da avenida 7 de Setembro e projetos como o museu do porto e a reforma da pinacoteca, o “Nosso Centro” visa não apenas a reabilitação de bens edificados, mas também o fortalecimento da identidade e do sentimento de pertencimento da população local.
“Mais de 20 museus ficam na cidade de Manaus. Nós temos o Centro Cultural Óscar Ramos que é um museu de artes. Nós temos o Museu da Cidade de Manaus, temos um dos principais museus do estado e do mundo, o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Temos o museu do porto, que vai ser revitalizado, as casas maçônicas e uma delas é a mais antiga do Amazonas, de 1872, e está entre umas das mais antigas do pais, com muita história envolvida”, destaca Novelino.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), também desempenha um papel vital na promoção do turismo regional e na preservação da história local. Este evento anual, com o tema deste ano “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas,” cria espaços de reflexão e diálogo, estimulando a participação do público e abordando questões sociais e inclusivas em diversos museus do Brasil.
Em Manaus, o MUMA faz parte e participa da Primavera dos Museus demonstrando o compromisso em preservar o passado da cidade enquanto abre portas para um futuro culturalmente rico e inclusivo. Essas iniciativas não apenas ressignificam lugares históricos, mas também ressignificam a própria cidade, transformando-a em um destino turístico imperdível e um farol de preservação histórica e cultural na região.
O evento teve início na segunda-feira, 18/9, e está programado para encerrar no domingo, 24/9, com várias programações do Museu da Cidade de Manaus.
Visitação no Museu da Cidade de Manaus

O Museu da Cidade de Manaus, situado no histórico Paço da Liberdade, narra a rica história do povo manauara. O edifício, que serviu como sede do governo municipal por décadas, foi transformado em um espaço cultural que combina uma arquitetura e exposições interativas que mergulham profundamente na cultura e na história de Manaus.
Inaugurado como museu no aniversário da cidade em outubro de 2018, o espaço oferece aos visitantes uma experiência enriquecedora, com exposições que incluem tecnologia, artefatos arqueológicos e produtos regionais, tudo projetado para contar a história única dessa região.
O Museu da Cidade de Manaus está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Para grupos maiores, como escolas, é necessário fazer um agendamento prévio através do e-mail museu.manaus@gmail.com. Essa é uma oportunidade para conhecer a fascinante história de Manaus em um ambiente que combina passado e presente.