Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Municípios do Amazonas registraram qualidade do ar considerada como “péssima” nesta quarta-feira, 18/7. Entre eles estão Apuí, Manicoré, Nova Aripuanã, Humaitá, Lábrea, Pauini, Careiro, Eirunepé e Boca do Acre.
De acordo com o boletim da Defesa Civil do Amazonas, nesses nove municípios o ar tem concentrações de material particulado atingindo 125 µg/m³, um nível considerado alto.
Outros seis municípios também apresentaram qualidade do ar “muito ruim”, como: Tabatinga, Amaturá, Borba, Nova Olinda do Norte, Novo Airão e Manacapuru, onde as concentrações de material particulado variaram entre 75 e 125 µg/m³.
Leia mais: Manaus registra dia mais quente do ano com 38,4ºC nesta terça-feira, 17/9
Em Tefé e Iranduba, a qualidade do ar foi considerada “ruim”, com concentrações de material particulado variando entre 50 e 75 µg/m³.
Já na capital Manaus e nos municípios de Juruá, Jutaí, Fonte Boa, Japurá, Autazes, Presidente Figueiredo, Barreirinha, Parintins, Silves e São Sebastião do Uatumã, a qualidade do ar foi registrada como “moderada”, com concentrações de material particulado variando entre 25 e 50 µg/m³.
Recomendações
Entre as recomendações da Defesa Civil estão o uso de máscaras de proteção e a evacuação das áreas impactadas pela fumaça, caso seja seguro.