Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O acúmulo de lixo e entulho na rua 31, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Japiim, na zona Sul de Manaus, foi alvo de denúncia feita por moradores da área. A queixa foi enviada por meio das redes sociais ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS e envolve a suspensão do serviço de coleta de resíduos volumosos pela Prefeitura de Manaus.
Em vídeo encaminhado à reportagem, é possível ver uma grande quantidade de móveis descartados, pedaços de madeira, restos de obras e material oriundo de poda de árvores espalhados no local.
Leia também: Fametro realiza quase 2 mil atendimentos durante ação na zona Norte de Manaus
A moradora, que preferiu não se identificar, afirma que a coleta desse tipo de resíduo era feita semanalmente, mas o serviço foi interrompido sem explicação.
“Já vai fazer 1 mês. Tinha coleta todas as noites, às 19h, o caminhão vinha, recolhia, mas aí parou de prestar o serviço e só acumula”, relatou a mulher, que segundo ela, outros moradores já fizeram a mesma denúncia e não tiveram retorno.
Ela também chama a atenção para o impacto do lixo acumulado nas proximidades de unidades de saúde. “Peço duas coisas: que os moradores tenham consciência, que lá é um posto de saúde, e que o prefeito volte com a coleta desse tipo de lixo, porque não é só lá. Se andar mais um pouco no bairro do Japiim, tem outro posto que está na mesma situação de descaso com a população”.
Embora a coleta regular continue acontecendo, a moradora denuncia que os resíduos maiores não são mais recolhidos. “A coleta normal passa, mas não leva esse tipo de lixo. Eles fazem o básico. Mas, se você ver nas imagens, está quase a metade da rua. Quando chove, fica um fedor horrível e atrai ratos”, indagou a denunciante.
O riosdenoticias.com.br procurou a Prefeitura de Manaus para saber se há previsão para a retomada do serviço de coleta de entulho no local, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.












